Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Screenwriter’s Problem Solver” do “Syd Field”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Screenwriter’s Problem Solver – Syd Field – Resumo
Todo escritor já passou por um “bloqueio criativo”. Primeira coisa que você tem que fazer quando isso acontece é admitir que você tem um problema e ele não vai embora a não ser que você o confronte.
Então pare de escrever. Gaste um tempo contemplando a história. O que ela é? Qual a necessidade dramática? Como tudo se resolve? Essas respostas podem te ajudar.
Outra coisa que ajuda é você pegar um papel, colocar o título de “Página de crítica” e escrever todas as suas críticas. Faça isso por 3 dias. Você vai perceber que as críticas sempre dizem a mesma coisa: Isso não é bom, vá fazer outra coisa da sua vida. Então você percebe que não tem que dar bola pro seu lado crítico.
Confusão é o primeiro passo para claridade.
Você pode encarar o problema como um problema, ou como um oportunidade para ir mais fundo na sua história, atingindo níveis mais altos com mais textura e dimensões.
As coisas que você faz que não funcionam mostram o caminho para aquelas que funcionam.
Dicas
Se um personagem tem que ir num funeral, é mais interessante se na mesma hora ele tiver uma reunião importante de negócios e ter que escolher entre um e outro.
Inserir um evento que aconteceu entre a idade de 10 e 16 do personagem, algo que reflita até hoje pode ser interessante. O nome disso é Circle of Being e vai ser abordado no capítulo 13.
Em Thelma & Louise, Louise foi abusada na adolescência, e isso afeta as decisões que ela tomou durante o filme.
Você precisa conhecer os pensamentos, sentimentos e emoções do personagem! Você precisa saber quais são as forças emocionais trabalhando no personagem.
Adaptando um livro
Você vai ter uma linha de história para seguir. E às vezes há uma tendência de deixar o diálogo do livro ditar a história, mas se você confia muito nisso, isso se torna um obstáculo que vai impedir você de fazer o roteiro.
Cuide para não ser tão verdadeiro com o que tem no livro. Isso não funciona totalmente. Você tem que fazer o material ser seu, ignore um pouco o livro e crie incidentes ou personagens que complementem a história do filme.
Deixe o livro de lado e crie o que você precisar para fazer o roteiro funcionar.
Próximo capítulo: http://adrianoo.com/the-screenwriters-problem-solver-chapter-7-the-nature-of-dull-a-natureza-do-tedio-resumo/