Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Screenwriter’s Problem Solver” do “Syd Field”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Screenwriter’s Problem Solver – Syd Field – Resumo
Segue o Problem Sheet:
- Personagem falam muito e explicam muito.
- Diálogo é muito direto, muito específico.
- Personagem são flats, unidimensionais.
- Não há Circle of Being.
- Todos os personagens soam iguais.
- Ações dos personagens são previsíveis.
- O material é flat e maçante.
- Relações são fracas ou não muito bem definidas.
- Diz a mesma coisa o tempo todo.
- Não tem subtexto.
Teoria da iluminação: É como se seu protagonista estivesse no meio de um círculo e os outros personagens ao redor. Cada vez que seu protagonista interagir com algum personagem, esse personagem deve iluminar algo do protagonista, ou seja, revelar algo sobre ele.
O protagonista revelar algo sobre ele contando para alguém, é a pior forma. Busque outras formas de revelar algo. Um outro personagem falando algo para o protagonista é melhor.
Você pode usar alguma notícia de jornal pra revelar algo também. Ou um história parcial num computador.
É possível usar um sonho ou um flashback também pra revelar algo.
Só cuide para ser consistente nas ferramentas que você usar. Usar um flashback no meio da história sem muita razão pode ser estranho.
Escreva um ensaio com detalhes dos relacionamentos do protagonista com os outros personagens. Eles são profundos e interessantes o bastante? Onde se conheceram? Quando? O que eles já fizeram e passaram juntos? Mesmo que isso seja backstory e não apareça no roteiro, você escritor deve saber.
Creative research é você entrar no mundo do personagem afim de definir e criar sua vida e relacionamentos.
Estilo de escrita
Mude seu estilo de escrita. Escreva descrições curtas. No máximo 4 linhas. Faça frases com uma palavra.
Assim.
Isso pode dar cor e humor na leitura.
Escreva em voz ativa e no tempo presente.
Verifique os diálogos, estão muito grandes? Muito explanatórios? Corte! Sem dó!
Cenas
Procure por conflitos! Procure por pontos de vista que se opõem durante as cenas.
Quando o personagem entra na cena, você sabe de onde ele veio? O que aconteceu antes de ele entrar ali? Qual é o propósito/motivação do personagem na cena? A cena reflete a necessidade dramática?
Sempre devemos descobrir o que está acontecendo, na mesma hora que o personagem descobre.
Se ainda estiver fraco seu material talvez você precisa adicionar outro personagem pra poder adicionar mais cenas, e dar mais detalhes do personagem. Ou talvez adicionar uma sequência de ação. Ou um subplot.
Procure lugares onde você pode inserir um pouco de ação. Seja uma perseguição de carro ou um beijo. Ou mesmo um pouco de humor.
Dê aos personagens algo para fazer durante a cena, você não precisa explicar, apenas mostre. Se estão num restaurante, coloque eles comendo algo, quebrando algo. Se estão num carro, faça um carro cortar eles ou buzinar pra eles e faça o motorista reagir estressado. Isso adiciona profundidade e tensão na ação.
Ex: Tem uma cena em Shawshank Redemption que o Red tá jogando baseball enquanto conversa com Andy. Eles não falam sobre baseball, mas deixa a cena melhor do que se estivessem sentados e conversando.
Cenas sempre devem ter um início, meio e fim. Precisa ter um pay-off na cena.
Se a cena estiver ruim, dê as falas de um para outro… Só pra ver como fica… Ou escreva a cena do ponto de vista do outro personagem…. Tudo isso vai te dar insights..
Próximo capítulo: http://adrianoo.com/the-screenwriters-problem-solver-chapter-15-the-passive-active-o-passivo-ativo-resumo/