Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Anatomy of Story” do “John Truby”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Anatomy of Story – John Truby – Resumo
Constructing the Scene (Construindo a cena)
O início da cena deve mostrar sobre o que ela é, e ela deve ir afunilando até onde a palavra ou frase mais importante é dita por último.
Pergunte-se:
- Onde essa cena está no desenvolvimento do herói e como ela ajuda isso?
- Que problemas precisam ser resolvidos nessa cena e o que precisa ser cumprido?
- Qual a estratégia para resolver os problemas?
- O desejo de qual personagem (Não precisa ser o herói) vai guiar a cena? E o que ele quer?
- Como esse desejo se resolve?
- Quem se opõe a esse desejo?
- O personagem vai usar um plano direto (dizendo o que quer) ou indireto (fingindo que quer outra coisa) para atingir seu desejo? Um plano direto trás conflito pra cena, um indireto é mais engenhoso mas traz menos conflito agora, porém pode fazer gerar mais conflito no futuro.
- Como o conflito da cena chega ao seu final?
- Qual é o twist ou revelação que vai acontecer?
Comece a cena o mais tarde possível!
Complex or Subtext Scenes (Cenas com Subtexto)
Subtexto é quando os personagens não dizem o que realmente querem. Mas como escrever isso?
Personagens que falam com subtexto geralmente estão com medo, com dor, ou envergonhados de dizerem o que realmente querem. Se você quer conflito máximo não use subtexto.
Uma cena com subtexto é baseada em desejo e plano. Para conseguir faça:
- Dê a vários personagens um desejo escondido. E esses desejos devem estar em conflito uns com os outros. Ex: A está apaixonado por B que está apaixonado por C.
- E eles usam um plano indireto. Eles tentam enganar uns aos outros.
Dialogue (Diálogo)
Diálogo é umas das ferramentas de escrita mais entendidas de forma errada!
Diálogo não é uma conversa real, é linguagem altamente seletiva que soa como se fosse real. Bom diálogo é sempre mais inteligente, sagaz, mais metafórico e melhor argumentado do que na vida real. Até mesmo o personagem mais besta ou sem educação deve falar no máximo que ele seria capaz.
Em diálogo temos 3 tracks: Diálogo da história, diálogo moral e palavras e frases chave.
Track 1: Story Dialogue (Diálogo com História)
É a história expressada através da fala.
- Personagem 1 (líder da cena) fala seu desejo.
- Personagem 2 fala contra o desejo.
- Personagem 1 reponde usando um plano direto ou indireto para conseguir o que quer.
- Conversa esquenta, terminando com palavras de raiva ou de resolução.
Uma técnica avançada é começar com diálogo sobre a ação e terminar com diálogo sobre as pessoas. Começa falando sobre o que eles querem e caminha para “Você é <alguma coisa>”. Isso geralmente é bom nas cenas chave da história.
Track 2: Moral Dialogue (Diálogo Moral)
Fala sobre ações certas ou erradas, e sobre valores ou sobre o que faz a vida ser valiosa.
Isso provê profundidade. Pois não é sobre os eventos da história, é sobre as atitudes dos personagens perante os eventos.
- Personagem 1 propões ou faz uma ação.
- Personagem 2 diz que essa ação prejudica alguém.
- Cena continua com ataques e defesas sobre a ação.
Isso compara não apenas duas ações, mas sim dois modos de viver.
Track 3: Key Words, Phrases, Taglines, and Sounds – Repetition, Variation, and Leitmotif (Palavras e Frases Chava – Repetição e Variação)
São palavras que carregam um significa especial, simbólico ou temático.
Pra isso funcionar os personagens precisam repetir as palavras mais vezes do que o normal.
Uma tagline é uma frase que você repete várias vezes e cada vez tem um significado um pouco diferente, até que vira a assinatura da história. Como “May the Force be with you” ou “Eu vou fazer uma proposta que ele não pode recusar”
Scenes (Cenas)
The Opening Scene (Cenas de Abertura)
É a cena mais difícil de escrever, pois é a fundação de todos os personagens e ações da história. Ela precisa dizer do que a história se trata. E precisa ser uma minihistória por si só.
Scene-Writing Technique: The First Sentence (A Primeira Frase)
A primeira frase de uma história deve mostrar sobre o que é a história, precisa ter poder dramático e algum tipo de punch.
Values in Conflict (Valores em Conflito)
Drama bom não é duas pessoas batendo as cabeças e sim a batalha de valores e ideias.
O segredo é não discutir os valores diretamente, a discussão tem que estar em cima de curso de ação em particular.
Em It’s a Wonderful Life tem uma cena em que eles discutem sobre como pessoas vivem abaixo de lideranças, mas falam sobre isso através do ato de fechar ou não o banco e relacionam isso com a morte do pai do herói. E isso não soa político ou filosófico.
Em Shadow of a Doubt, tem uma cena na mesa onde o assassino justifica pq mata todo mundo. E ele fala explicando uma lógica que parece que faz sentido.
Monologue (Monólogo)
Mostra a verdade e emoção através do conflito que a pessoa tem com ela mesma.
É uma minihistória dentro da mente do personagem. É uma miniatura do conflito central do personagem.
O monólogue deve ter os 7 passos e terminar com uma palavra ou frase chave.
Closings Scenes (Cenas Finais)
Checkhov falou que os 90 últimos segundos são os mais importantes em qualquer peça.
A cena final deve ser uma miniatura de toda a história, realçando o tema e mostrando que o que aconteceu com os personagens não é só ali, é como é no mundo todo.
Deve terminar com uma palavra ou frase chave.
Masterpieces of Scene Construcion (Construção de Cena Exemplar)
A primeira cena entre Rick e Louis em Casablanca é genial, assim como a última cena deles também.
Writing Scenes – Writing Exercise 9 (Exercício de Escrita 9)
Exercícios com o que foi mostrado no capítulo.
Leia o resumo do próximo capítulo:
The Anatomy of Story – Chapter 11 – The Never-Ending Story (A História que Vive para Sempre) – Resumo