Disclaimer: Isso não é uma crítica ou uma opinião. São apenas anotações que fiz enquanto assistia ou pensamentos aleatórios sobre roteiro ou direção.
Em inglês o nome do filme é 50/50, em português é 50%, em coreano é hiangchingon.
Considerando o filme como um romance, onde o objetivo principal do Adam é ficar com a Terapeuta, os pontos de virada seriam:
- Incidente incitante: Adam descobre o câncer.
- Primeira virada: Conhece a terapeuta
- Ponto médio: Pega carona com a terapeuta, flertam.
- Tudo está perdido: Briga com a terapeuta.
- Segunda virada: Liga para a terapeuta antes da cirurgia.
- Clímax: Cirurgia vai bem e eles se encontram em seguida.
Mas analisando o filme como a história principal sendo a recuperação da doença, os pontos de virada poderiam ser outros. Mas seriam próximos a esses momentos também.
O filme começa com Adam correndo, e parando no sinal vermelho mesmo que não venha nenhum carro. Ou seja, é um cara que se cuida e que é certinho, o que é um contraste perfeito pois mesmo se cuidando tanto, pega câncer…
Interessante que nessa corrida ele dá uma alongada porque está com dor nas costas.
Para mostrar que o relacionamento tá no início, mas que tá ficando sério, vemos a conversa deles sobre ela ter uma gaveta na casa dele:
Então conhecemos o amigo Kyle:
Adam conversa com Kyle
Incidenete incitante: Aos 08:30 sabemos que ele tem câncer. O médico fala de forma muito técnica:
Essa piadinha é boa. Mesmo fazendo tudo certo, ele pegou câncer!
Ele pesquisa no computador:
Interessante no filme que tem momentos em que nada acontece. Só Adam olhando para o nada.
A namorada diz que vai ficar com ele, mas ela não fala isso com muita confiança:
A reação do amigo é engraçada:
E eles fazem piadas com pessoas que tem câncer. E depois piadas que 50% de chances é alto!
Então ele fala para a mãe. E conhecemos o pai dele que tem Alzeimer.
Primeira virada. 17 minutos. Conhecemos a terapeuta:
Namorada dá um cachorro pra ele:
Festa na empresa. Só para piadas…. Todo mundo perguntando a mesma coisa, o chefe dizendo que vai sentir falta dele como se ele fosse morrer.
A namorada leva Adam no hospital, mas não entra. Estranho isso.
Ele começa o tratamento. Onde come bolinhos com maconha, aqui vemos o certinho sendo cool! E também o início de outro plot com os dois velhos que estão se tratando também:
Adam fica muito chapado da maconha. Isso é engraçado.
Adam acorda à noite e vomita. Várias técnicas pra não vermos o vômito. A mão na frente da boca, mostra pela porta só ele ajoelhado, ou a imagem em outro lugar e só ouvimos o som.
Temos mais uma cena com a terapeuta. Ela indica livros.
A cena de cortar o cabelo é engraçada. Usam o barbeador de Kyle que ele usa pra se depilar. Tem o lance também que no final eles perguntam “Por que não fomos numa barbearia?”
Mais uma cena no tratamento com os velhos. Eles estranham que a namorada dele não vai com eles. Na saída ela atrasa para buscar ele.
Adam e Kyle vão na livraria comprar os livros que a terapeuta indicou. Kyle usa do câncer para dar em cima de uma mulher.
A mãe liga e Adam não atende. A câmera de cima é interessante:
Kyle sai com a moça da livraria e vê a namorada de Adam com outro:
Kyle mostra a foto para Adam na frente da namorada. Ela vai embora.
Mais cenas de Adam sozinho.
Kyle e Adam caminham, depois vão para um bar. Kyle insiste que Adam deveria usar o câncer para pegar mulheres. E dá certo, Adam transa com uma mina, mas ele não curte muito, não faz muito sentido.
Câmera de lado:
No outro dia Adam vai fazer exames e quando está esperando o ônibus a terapeuta aparece e oferece carona pro Adam. Ele não quer, ela insiste, ele vai.
Ponto médio: Eles tem bons momentos. O carro dela é bagunçado e ele ajuda a limpar. Acontece um flerte, mas isso é errado pois ela terapeuta dele. Ela deixa o telefone com ele caso ele precise. (55 minutos)
A ex-namorda de Adam aparece e tenta voltar com ele. Mas ele não quer! Uhuul! Interessante que ela vê ele fumando maconha e fala sobre isso, mas Adam está mudando com tudo que passou. E a prova que ele mudou é que ele não quer ela.
Adam e Kyle destroem o quadro que a ex-namorada pintou e deixou lá:
Bons momentos com os velhos:
Terapia. Ela resolve o problema de Adam com sua mãe. Adam percebe que sua mãe tem um marido que não pode falar com ela (Alzeimer) e um filho que não fala com ela.
No tratamento, Adam pergunta onde está Mitch, o outro velhinho. Ele morreu durante a noite.
Temos cenas do velório de Mitch.
Aqui na TV Adam vê uma reportagem sobre vulcão, que era um assunto que ele queria falar na rádio. Mas não ficou muito claro pra mim a importância disso na história:
Agora Adam sabe que vai morrer. Ele está mal, inclusive briga com a terapeuta e sai da sala.
Adam liga para Kyle que não atende. Então liga pra sua mãe. Amanhã é uma consulta importante.
Na consulta Adam “faz as pazes” com sua mãe, ele pergunta sobre a vida dela e pede desculpas.
Médico chega e diz que a quimio não fez efeito e que ele vai ter que fazer uma cirurgia muito perigosa.
Adam sai com Kyle, conversam. Adam quer dirigir. Bate o carro, mas nada grave. Então liga para a terapeuta e diz que gosta dela!
Adam e Kyle saem para beber, depois vão para casa de Kyle e temos uma cena foda! Adam vê que Kyle está lendo um livro “Enfrentando o câncer junto”. Adam percebe que Kyle é um grande amigo!
Chegou o dia da cirurgia. Kyle busca Adam. Vão para o hospital.
Kyle recebe a anestesia, abraça seu pai e sua mãe. O pai fica feliz.
A cirurgia acontece. Pais, Kyle e terapeuta esperam o resultado da cirurgia.
Chega uma médica e diz várias coisas técnicas e no fim diz que ele vai ficar bem. Kyle faz uma piada boa dizendo que ela deveria ter começado com a parte de que ele vai ficar bem.
Os pais e Kyle vão falar com Adam. Depois a terapeuta também vai. Adam fala coisas bonitas para a terapeuta, é uma cena bonita, mas antes de acabar a cena, Adam diz que está mijando, isso foi muito engraçado.
Depois tem uma cena engraçada de Kyle fazendo o curativo em Adam. E chega a terapeuta com uma pizza, eles marcaram um encontro.
Fim 🙂