Oi 🙂
Fiz o Curso de Assistência de Direção aqui em SP. Foram 10 horas de curso e foi muuito bom! Recomendo! Mesmo se você não quiser trabalhar como AD (Assistente de Direção), o curso é válido pra você entender como tudo funciona.
E a professora é incrível, tem muita experiência e compartilhou tudo com os alunos!
Fiz umas anotações durante o curso e vou colocar aqui, provavelmente algumas anotações não vou colocar, porque acho que não posso hahah
Os slides por exemplo não vou compartilhar… Mas se quiser trocar uma ideia a mais sobre o curso ou sobre qualquer coisa, só mandar um email.
E tudo que eu falar aqui foi o que eu entendi do curso e não a opinião da professora! Bom falar isso pra evitar qualquer problema! hahah Até o nome da professora e a escola resolvi não falar aqui, sei lá, vai que né?
Esse post não vai mostrar tudo que vi no curso, são só umas anotações, mas talvez possa ser útil pra alguém, despertar uma curiosidade sei lá 🙂 E se não for útil pra ninguém, tudo bem também, faço mais pra eu organizar as ideias na minha cabeça mesmo 😛
O que um AD faz?
Se a equipe não consegue se comunicar, o projeto não vai conseguir se comunicar com o público!
O AD faz o gerenciamento de relações e informações. É como o EXU, é a relação entre o bem e o mal… fala com policia e ladrão. Tem que ter segurança muito grande na fala, pq às vezes vai intermediar uma relação entre diretor e ator que não se falam (ou que não conseguem se comunicar bem seja qual for o motivo).
Gerencia as emoções no set: No inicio tá todo mundo bem, depois tá todo mundo cansado, depois já comeca bater a saudade.
AD é CET do set… “Vem prá! Ei você, vai pra lá”.
AD bom é aquele q não faz soh o q tá no seu quadrado, faz a mais. Tenta achar coisas pra ir fazendo! O 3o AD tava com tempo livre, coloquei ele pra fazer o organograma dos personagens da série, saber quem namorava quem, quem era filho de quem, etc…. Se é uma série sobre lendas, faz uma pesquisa das lendas pra ajudar o elenco.
O trabalho do AD é metodologia de informações.
Pra ir pro set (e ser 1o AD) precisa ser atento, sensível, ter 7 olhos, e ter inteligência emocional.
Vc é de certa forma uma animador de torcida: “Vamo lá gente”. Não pode deixar a peteca cair!
O AD muitas vezes sabe mais do projeto que o próprio Diretor. O Assistente de Direção deveria se chamar Chefe de Direção.
O AD consegue estabelecer todas as relações com tranquilidade, sem gritar. Não deixa o pânico tomar conta da equipe. Pq nunca tem dinheiro e tempo pra fazer tudo, mas tem que manter a calma. O tempo devora tudo no set!
(Isso é um piada, ok?) O perfil do AD perfeito:
- Ascendente em virgem
- Faz lista pra ir no supermercado
- É o psicólogo da família
O AD não pode ser caótico, ele tem que organizar o caos. Tem que organizar as informações e tudo que acontece. O Diretor cria o caos, o AD organiza tudo… O Diretor precisa de alguém pra organizar.
Os melhores ADs não são totalmente burocratas, eles tem q saber lidar com mudanças! Eles se envolvem com o projeto e querem q o projeto fique bom!
O AD ajuda o Diretor a raciocinar. É bom quando o Diretor fala “corta” e olha pra mim e fala “vc acha q ficou bom?”. Mas esse é um espaço que vc cria, sem forçar a barra… Vc tem q mostrar que não é só o burocrata…
Quando o diretor fala “tô fudido, não sei como fazer, como dar conta de tanta coisa”, vc fala “vamo se encontrar hj mais tarde pra ver isso? eu te ajudo!”. Vc constrói um elo de confiança.
Quando seu pitaco começa ter valor (o Diretor pede ou quer ouvir o que você tem a dizer), aí sua profissão vai pra outros lugares.
Se o produtor chega e diz: “Vc vai ter 5 semanas de pré, o segundo AD vai ter 3 semanas de pré”, vc tem q dizer “Ei! Parou! Primeiro eu preciso ler o roteiro pra ver o tempo e equipe q o projeto precisa.”. Vc já faz uma linha e diz “Daqui pra cá não!”
O que é legal: É como se vc vivesse várias vidas numa só… Cada projeto é um universo totalmente diferente.
Aqui no Brasil, vc tem seu nome junto com os chefes de departamento e não apenas nos créditos rotativos.
O 1o AD nos EUA tem poder e autoridade a ponto de demitir um Diretor.
Além disso tudo, faz também: Ordem do dia, Relatório da visita
Marca reunião
Cronograma
Plano de filmagem (talvez seja a atividade mais dificil)
Ser AD não eh ser:
Secretário
Caçador de figurantes na rua
Cargos:
Diretor Assistente
Primeiro AD
Segundo AD
Terceiro AD
Estagiário de Direção
Assistente do Diretor
Assistente de Elenco
Platô
Camarim de figuração, um estagiário de direção pode fazer isso. Mas camarim de elenco tem q ser um 3o AD, são problemas mais difíceis de lidar.
Às vezes tem dois 1o AD, por exemplo em uma série de 13 semanas, precisa ter 2!
Numa série maior pode ter três 2o AD:
– Um fica na base, no movie magic.
– Um fica só cronograma de elenco, ensaios, teste, ensaio de ação, manda email de boas vindas para todos os atores.
– Um acompanha as reuniões, faz relatório de reunião.
3o AD fica presente nos ensaios, coordenação dos ensaios e provas de caracterização, verifica se atrasou carona, e resolve problemas que aconteçam nessas atividades (atrasou carona por exemplo).
Assistente de elenco compra passagem aérea, dá a grana pra almoço/jantar, tira dúvida dos atores… Em série precisa de um assistente de elenco! É muita gente…
Platô cuida da logística e infraestrutura do set: Dá repelente se tiver mosquito, capa de chuva se chover. Deixa a comida montada.
Salários por cargo:
1o AD: 3.500 a 5.000 reais por semana.
2o AD: 80% do 1o AD
3o AD: 1.000 a até 2.000 reais por semana
Estagiário de Direção: 400 a 500 por semana
Continuísta: 80% do 1o AD
Plano Filmagem
É válido fazer um doc com todas as premissas (tal locação não pode filmar tal horário, tal ator não pode tal dia.
Às vezes chega um momento q vc vê que tem muita restrição e não dá pra fazer o plano de filmagem… Ou troca locação ou troca ator, alguma coisa tem que mudar.
Estudar onde estão as diurnas e noturnas… Pra ver a virada… Pq vc paga pra equipe descansar! Estudar se começa por locação e depois pra estúdio, onde fica a virada? e o contrário? Ter menos viradas é sempre melhor…
Não tem que fazer o plano encaixar em 10 semanas, tem que ver o quanto dá na real… aí depois vê o que faz… Ou corta algo do roteiro, ou consegue mais dinheiro ou o diretor diz “pode colocar em 10 que eu garanto que dá”.
AD tem q levantar as questões… provacando… e se chover como vai fazer?
O projeto é lento e tem pouco diálogo. Então pra fazer 40 minutos, 38 páginas é bom.
Café da manhã tem 15 minutos dentro da diária e 15 fora. Quem quiser que chegue antes.
Toda vez que chega um roteiro novo, tem q atualizar cabeçalho do plano. E verificar figurino, efeitos, etc…
Escalas: Está muito comum fazer 5 para 2, ou quando é muito apertado é 6 para 2 e 5 para 1. Faz tempo que não faz mais 6 para 1.
Como começar:
- Esteja no set, independente do cargo! Observar o set eh muito importante!
- Seja figurante! Você vai poder estar no set entendendo como tudo funciona.
- Tem grupos de AD no face.
Dicas:
Começar com cenas de efeitos pra ter mais tempo pra montagem.
Deixar as cenas mais dificeis no início do dia, pq se precisar correr, corre com as mais simples no final.
Se eh noturna, tem q ter um assistente q faz diurna, pra o 1o AD poder dormir durante o dia.
Tem q fazer provas e ensaios! Se o ator não ensaiar, a chance de dar merda eh grande! Mais ensaios diminui a quantidade de takes.
Fazer um reunião no final do projeto e ver o q deu certo e erros cometidos. Como podemos melhorar?
Quando mandar um novo plano de projeto, manda junto um resumo de alterações.
Externa geralmente é gravado dia ou noite… Interna vc pode fazer como for melhor: Dia por noite ou noite por dia.
Assista filmes, sem som, só pra analisar a montagem… Ver quanto planos por cena, etc…
Netflix:
O Brasil eh o segundo país no mundo q mais consome Netflix, soh perde pros EUA.
Eles podem dizer: “Pra esse personagem não vamos contratar ninguém com menos de 1 milhão de seguidores no Instagram.”
Tem reunião de “show and tell” no início do projeto
Tem reunião de “kick off marketing” antes de começar a gravar. Reunião em inglês onde o Diretor apresenta tudo do projeto.
Fases do projeto
Na Preparação o objetivo é:
Ter metade das locações e elenco, para dar tempo, na pré, de decupar, ensaiar e fazer storyboard.
Definir conceitos.
Ter os roteiros finalizados.
Planilha de elenco: Nome do ator, do personagem. Se ator fuma, se fuma em cena, se tem tatuagem, se sabe nadar, sabe dirigir, tem CNH válida, tem carro, medidas, etc.
Pré-produção
Fazer reuniões de arte, efeito, figurino (quem planeja tudo isso é o AD) pro diretor poder decupar e ensaiar (sonho! nem sempre dá tempo pra isso!)
Ordem do dia de pré: Tem as reuniões entre as áreas e o diretor. Tem que ter sobre o que é a reunião, com quem e onde. E tem mais coisas que acontecem ao longo do dia. Ex: Uma montagem da arte no galpão, porque o Diretor depende disso pra poder ensaiar lá.
Filmagem
Celular é o motivo da desgraça de todo set de filmagem!
- Ator mexe no celular enquanto fala com o diretor.
- Diretor gritou “Ação” e eu gritei “corta!” pq a camisa tá amassada e a figurinista no celular!
- Ator em pé um tempão e ninguém deu uma cadeira pra ele.
- Gritou “ação” e alguém deu play no video do do whatsapp!
- Em uma série, eles proibiram usar o celular no set!
Movie Magic
Red flag: Coloca que ator x não pode filmar no dia y pq tem peça de teatro
Para uma série coloca todos os episódios no mesmo arquivo do Movie Magic.
É normal ter bugs na versão crackeada, como não abrir o Calendar por exemplo.
Element link manager: Você marca que sempre que tiver tal personagem, vai ter tal acessório.
Outras coisas
Vendo os slides aqui tem detalhado as fases do projeto e o que AD faz em prepração, pré-produção e filmagem. Tem detalhes de cada cargo e as diferenças entre 1o, 2o e 3o AD. Coisas como ordem do dia de pré e de filmagem, relatório de tech scout, mais coisas de movie magic, análise técnica… etc…
Mas coloquei aqui só o que organizei das minhas anotações, o resto das coisas estão nos slides que infelizmente não posso compartilhar aqui… Mas qualquer coisa chama aí!
Até mais! 🙂