Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Screenwriter’s Problem Solver” do “Syd Field”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Screenwriter’s Problem Solver – Syd Field – Resumo
Agora começa a parte 3 que fala sobre problemas com personagem.
Segue o Problem Sheet:
- Protagonista explica muito sobre ele/ela
- Protagonista não é muito simpatizante
- Protagonista é muito reativo, muito interno, parece desaparecer nas páginas
- Eu sou o protagonista
- Todos os personagens soam parecidos
- Personagens menores são mais interessantes e fortes que o protagonista
- Relacionamentos são muito vagos e não muito claros
- Diálogo é muito literário, muito florido, muito óbvio.
O que é um personagem se não a determinação de incidentes? E o que é um incidente se não a revelação de um personagem?
O problemas listados acima lidam com definição e articulação das ações, e dimensão do personagem relacionando com seus pensamentos, sentimentos e emoções.
Walto Sald, pra criar personagem, escolhe um necessidade dramática simples, e adiciona coisas a isso, colore isso, até se tornar um sentimento comum a todos os homens.
Você sabe qual é a necessidade dramática do seu personagem? Consegue mapear isso durante os eventos da história, de forma que isso seja profunda e tenha uma mudança no personagem?
O que é um personagem?
Ação é personagem, o que ele faz é o que ele é. E não necessariamente o que ele diz.
Filme é comportamento. Porque estamos contando uma história em imagens, precisamos mostrar como o personagem age e reage a incidentes e eventos que ele precisa confrontar e superar.
Seu personagem faz coisas acontecerem, ou coisas acontecem a ele? Esse é um dos problemas mais comuns em personagens.
Há uma tendência de filmes que foge disso. São os “event movie”, os personagens são colocados em situações extraordinária e vemos eles reagindo. O filme é mais focado no efeito especial do que na história: Twister, Mission: Impossible, Jurassic Park.
Os eventos podem ser: Vulcões, terremotos, inundações, tempestade de fogo ou outros desastres naturais.
Em Thelma e Louise, vemos quem elas são, pelo que elas fazem. O destino delas foi determinado pelas ações delas, e essas ações revelaram quem elas realmente são.
Qual é o incidente ou evento que dispara a ação no seu filme? Com isso, vc pode medir e avaliar como seu personagem age ou reage.
O que faz um bom personagem?
Quatro coisas:
- Necessidade dramática
- Ponto de vista
- Atitude
- Mudança
É essencial voltar no seu personagem e reconstruir as fundações/bases de sua vida.
Necessidade Dramática
Necessidade dramática é o que o personagem quer conquistar, ganhar, alcançar durante o filme. É o que move o personagem pela história.
Às vezes, a necessidade dramática pode mudar ao longo da história. Geralmente no Plot Point 1.
Ex: Quando Louise mata Harlan, o objetivo que era passear nas montanhas muda, pois agora são fugitivas da justiça.
Ponto de vista
Ponto de vista é um sistema de crenças. Seu personagem tem algum tipo de código moral? Um senso de certo ou errado, que determina suas ações? Você, como escritor, precisa saber isso do seu personagem!
E você mostra isso pelas ações ou diálogo, ser vegetariano é um ponto de vista.
Seus pensamentos, emoções, sentimentos e memórias, são refletidos nas suas experiências do dia a dia.
O que acreditamos ser verdadeiro, é verdadeiro.
“Eu acredito em Deus”, “Eu não acredito em Deus”, “Eu não sei se Deus existe ou não”. Todos os 3 são pontos de vistas. E todos são verdadeiros. Não significa que está certo ou errado. Não existe bom ou mau. É apenas o sistema de crenças do personagem.
Ponto de vista gera conflito.
A essência da tragédia não vem de um personagem estar certo, e o outro errado, ou do bem contra o mal. E sim de os dois personagens estarem certos e a história ser certo contra certo, levando para um conclusão lógica.
Atitude
É uma maneira ou opinião, uma decisão ou pose intelectual. Ser machão é uma atitude. “Eu sou durão, então sou melhor que você”, isso é uma atitude.
Você já foi num restaurante chique com roupas normais? E todo mundo te julgou? Quando o personagem tem o julgamento “Eu estou certo” e “Você está errado”, quando ele tem opiniões, avalia as coisas… Tudo isso vem da atitude.
Entender a atitude do seu personagem, permite você alcançar a humanidade dele.
Atitude é diferente de ponto de vista, atitude pode estar certa ou errada, boa ou má, positiva ou negativa, raivosa ou feliz, cínica ou inocente, superior ou inferior, liberal ou conservativo.
Mudança
O personagem muda durante o roteiro? Qual é a mudança? Você sabe definir isso? Consegue mapear o arco emocional do seu personagem do início ao fim da história?
Ex: Em “Um Sonho de Liberdade” Andy acha que precisa cumprir a pena, só quando ele percebe que não tem mais como provar sua inocência, quando o Diretor recusa a ajudá-lo, que ele resolve fugir.
A mudança não é obrigatória, caso isso não se encaixe no seu roteiro. Mas como mudança é uma constante universal da vida, ter um arco adiciona outra dimensão ao seu material.
Próximo capítulo: http://adrianoo.com/the-screenwriters-problem-solver-chapter-13-circle-of-being-circulo-do-ser-resumo/
Muito legal o teu blog, muitas referências e materiais para consulta, obrigada!!!
Muito obrigado! 😀