Disclaimer: Isso não é uma crítica ou uma opinião. São apenas anotações que fiz enquanto assistia ou pensamentos aleatórios sobre roteiro ou direção.
Incidente incitante: Quebra o fliperama, então o jogo da Vanellope vai acabar, e isso vai fazer ela deixar de existir.
Primeira virada: Eles resolvem ir para a internet para conseguir o novo controle pro fliperama.
Ponto médio: Começa a dar certo, chega ao ponto de Ralph conseguir todo o dinheiro para comprar o controle.
All is Lost. Ralph faz algo imoral, coloca um vírus no jogo que Vanellope queria ficar, e eles brigam.
Então eles montam um plano que é levar os vírus para um antivírus.
O plano dá errado, e Ralph tem um momento de autorrevelação, onde ele percebe seu erro, e isso acaba com o grande vírus que era o oponente.
O autor John Truby (The Anatomy of Story) fala que o oponente deve ser um duplo do herói, e nesse caso é exatamente o que é feito. O oponente é uma grande cópia do Ralph tendo várias coisas em comum com ele.
Com o oponente eliminado, ainda tem mais um obstáculo. Ralph está caindo, e é muito legal a solução que são as princesas (que sempre foram salvas por homens, elas comentam sobre isso na outra cena que elas aparecem) que salvam o Ralph.
E no fim, fica tudo bem.