Foi indicado a 3 óscars:
- melhor roteiro original
- melhor diretor
- melhor ator coadjuvante para Kelvin Kline (ganhou esse)
As primeiras cenas do filme apresentam bem cada um dos personagens. Que são bem diferentes uns dos outros, até na forma de falar.
Os subplots são todos bem redondinhos. Como o Ken (gago) tentando matar a velhinha, mas sempre matando os cachorros, e no final por sorte consegue matar ela. Ele rindo quando todo mundo tá sério é um contraste interessante.
O assalto ao banco que é o incidente incitante é logo aos 7 minutos.
O contraste de Otto e Wanda transando com Archie e esposa indo dormir, é muito bom:
Colocar os personagens na pior situação possível. Aqui a Wanda tava com o Archie, tudo certo…. Mas Otto chega, e depois a esposa e filha de Archie também, e vira tudo um caos.
Timing. Ele poderia ter pego de uma vez, mas pegou e foi puxando como um macarrão, isso é engraçado e cria tensão pois ele tem que conseguir colocar todo o colar na boca antes da esposa descer as escadas.
Aqui manda ele se desculpar, e já corta pra ele pendurado. Muito bom e rápido.
Interessante que as situações sempre vão piorando. Aqui o Archie tava pelado, e chega uma família inteira (com crianças) e vê ele pelado. Pra se cobrir usa uma foto da mulher que chegou.
E Otto sempre que vai se desculpar, piora a situação. A mulher do Archie ouve ele se desculpando e descobre que Archie invadiu a própria casa e que tava querendo transar com a Wanda.
Essa cena é engraçada, pq o Ken tá vindo, mas tá vindo devagar e tá muito longe… O Archie vai tentando enrolar, mas não tem como. Mas resolve com o Otto preso no cimento, muito bom!
E termina com um final feliz e engraçado:
Fim 🙂