O protagonista, Carter, começa com um problema. Ele foi um babaca que fez um cara se machucar, mas diferente dos amigos, ele tentou ajudar o cara que se machucou. Se ele tivesse fugido como os amigos teria perdido a empatia do público.
Incidente incitante. Carter vai ter que fazer trabalhos voluntários e participar do clube de teatro. Onde vai conviver forçadamente com Jamie.
Carter e Jamie começam a se falar.
Carter é grosso com Jamie, se arrepende e dá um suéter para ela.
Jamie está feliz que ganhou um suéter mas logo ela sobre bullying na escola. Mas Carter briga com os amigos em defesa de Jamie.
Ponto médio é quando após Jamie cantar na peça, Carter a beija.
Em seguida ele tenta se aproximar, dá um presente pra ela. Fazem bullying com ela na escola. Carter birga com seus amigos para defender Jamie e a chama para sair. O pai de Jamie autoriza.
Aí as coisas começam a dar certo.
Até que dá tudo errado:
Aí Carter decide ficar com ela mesmo assim. É fofo de várias maneiras. Ela morre. E ele segue a vida transformado. O Carter do final do filme não é o mesmo do início.
Resposta maneira
Zoam o suéter dela no início, e agora de novo, mas agora ela responde.
Câmera de lado quando ele acorda
Passagem de tempo
Interessante como fez a passagem de tempo através da evolução do cenário/figurino da peça, junto com crosscut com cenas de estudo e cenas de outros plots.