É muito comum a câmera dentro de objetos como dentro da geladeira. Aí vemos a pessoa abrindo a porta e pegando algo. Ou dentro do cofre no banco onde o advogado do Mike colocava grana. Às vezes a câmera fica presa em algum objeto, como nessa mesma cena do cofre, onde a câmera tava presa na manga do advogado, ou presa na pá, etc.
No último episódio da quarta temporada, Walt parecia estar olhando pra câmera e sorrindo, aí coloca o foco pra perto da câmera e mostra que ele tava olhando um chaveiro do pollos hermanos.
Muitos conflitos não resolvem na cena. E sim depois. Walt tenta convencer Jesse a ir trabalhar com ele no laboratório da lavanderia. Jesse diz que não e ponto final. Cena seguinte: Walt chegando em casa e Jesse liga “50% pra cada?”. Esse tipo de resolução tem com bastante frequência. Quinta temporada, Walt chama Mike para ser seu sócio, ele nega, mas depois Mike é ameaçado pela polícia, mata 2 caras, quase mata uma terceira, e aí reconsidera e aceita trabalhar com Walt.
Depois que Jesse mata Gale, a cena do Gus chegando na lavanderia sem falar uma palavra foi uma puta demonstração de como status alto tem que fazer e falar menos.
A quinta temporada constrói ganchos fortes no final de cada episódio, mas é interessante que a história/plot contada no episódio sempre tem um fim, não é novela que deixa tudo em aberto, se o plot é “jesse/hank querem prender o walt”, no final do episódio o walt é preso, dando um fim para a história do episódio, mas aí 2 minutos antes do fim, com o walt já preso no banco de trás do carro de hank, chegam os tios do todd e começam um baita tiroteio contra o hank. Aí você quer assistir o próximo episódio, mesmo que seja três da manhã e você tenha que acordar às oito. Resumo: Conte a história do episódio e finalize ela, depois disso, pense em como aumentar isso para criar um gancho.
Esses dias no “bulletproof screenplay podcast” ouvi que ao escrever um roteiro você pode quebrar qualquer regra, menos uma: Você sempre tem que ser interessante. E em Breaking Bad às vezes um detalhe torna a cena mais interessante, exemplo. Jesse e Saul no deserto, então passa uma aranha na frente da câmera. É um detalhe, mas que dá mais vida à cena.
Tem que acontecer algo! Hank descobre que Walt é o heisenberg. Ele sai da casa, e no carro ele tonteia. Seria muito frustante se ele só parasse o carro, respirasse e voltasse a dirigir, então ele sai da pista e bate o carro. Breaking Bad sempre faz cenas mais fortes, como para o Walt impedir Hank de chegar na lavanderia onde tinha o laboratório, ele jogou o carro na frente de outro.
Esse passa-prato permite dois ambiente no mesmo plano, é incrível:
S01E04 aos 14 minutos, a edição usa SFX e jumpcuts pra mostrar a loucura do Jesse depois de usar drogas. Ficou muito bem feito.