Afim de entender um pouquinho de cada coisa nesse mundo do audiovisual, fiz um curso de assistente de câmera na AvMakers: https://www.avmakers.com.br
Inclusive super recomendo vc assinar o AvMakers, tem muitos cursos bons lá por um preço bem em conta! (E eles nem tão me pagando pra dizer isso)
O curso mostra as funções de cada pessoa:
O Assistente de câmera é responsável por organizar todo o equipamento (câmera, lentes, etc). Na verdade ele já vê os equipamentos que foram locados, vê se o diretor de fotografia não esqueceu de nada. No dia ele limpa tudo e monta o setup da câmera.
O assistente também preenche um boletim de câmera, onde anota tudo que foi gravado e se ficou bom.
O Assistente também deve receber o roteiro ou storyboard pra poder organizar tudo antes, fazer o check-list do equipamento, é legal ter um “balde de assistente de câmera” com fitas, adaptadores, etc.
O Assistente é quem monta todo o setup e também é responsável por fazer a manutenção.
Foco
É um atividade difícil e envolve muita precisão.
- O Sensor da câmera influencia (Super35, C-MOS, CCD).
- Lentes influenciam também. Lentes zoom não são tão nítidas quanto lentes fixas.
- Abertura do diafragma também, quando maior a abertura, menor a profundidade (1.4 pega só o nariz, 2.8 pega nariz e orelha, 5.6 pega do nariz até um pouco mais do fundo, mas ainda com fundo desfocado. No curso, ele ensina como marcar o foco na lente ou no follow focus.
Configurações da câmera:
- ISO é quanto de de luz ela absorve
- White Balance, quanto menos mais azul, quanto mais mais vermelho
- Shutter geralmente é o dobro do FPS, mas se você quer o borrão coloca um pouco menos, se quer ação sem borrão, coloca mais.
Enquadramentos
- GPG para ambientação, expansão, grandiosidade, solidão.
- PA mostra o cara sacando a arma.
- Plano conjunto é quando tem mais alguma pessoa ou coisa que precisa ser mostrada.
- Plano médio às vezes tem o overshoulder em conversas.
- PP ou Plano Close mostra o rosto com pescoço, geralmente quando tem uma expressão forte.
- Plano detalhe é pra focar na fala, ou no olhar.
Ângulos
- Contra-plongée (de baixo para cima) engrandece o personagem, você mostra que ele é perigoso ou importante.
- Plongée é pra diminuir o personagem.
- Pino (visão de Deus) é quando a câmera tá reta de cima para baixo.
Movimentos
- O efeito Hitchcook ou Vertigo, joga a câmera pra trás enquanto dá zoom.
- Plano sequência. Ex: Arca Russa (2002)
Como escolher uma câmera?
O que influencia:
- Sensor de câmera, tem a questão do fator de crop também.
- Dynamic Range, quanto maior o número de stops de luz pega mais informações.
- Câmeras de 10 bits tem mais informações de imagens do que câmeras de 8 bits.
- Aí tem FPS ou se grava 4K, que vai da peculiaridade do job.
Tipos de câmeras:
- Câmera cinematográficas: Geralmente são 10 bits, tem 16 stops, as diárias são mais caras, precisam de mais gente mexendo nelas.
- Câmeras profissionais: Blackmagic já vem com setup mais pronto e mais pra ambiente controlado, soni e panasonic tem bem mais funções e aguentam mais situações.
- Câmeras DSLRs: Tem Linha profissional, amadora e intermediária.
- Câmera Mirrorless: Tem a 7S, 6 300. Não tem espelho protegendo o sensor, tem q tomar mais cuidado, não aguenta tanto bateria, arquivos pesados, câmera aquece.
- Câmeras Action Cam: GoPro por exemplo não tem tantas opções de configurações, mas é leve, grava muito tempo, dá pra colocar em qualquer lugar.
- Câmeras 360
- Outras câmeras: Osmo, Celulares. O sensor é muito pequeno, então a imagem fica boa mas não fica com uma textura cinematográfica.
Finalização
Após finalizar as gravações é preciso Logar tudo, jogar tudo que foi gravado para o computador de forma organizada e conferir se tudo está batendo com o Boletim de Câmera. Faça o máximo de backups possíveis e tome todo o cuidado do mundo. Abaixo uma estrutura para organizar:
Também é importante guardar todo o equipamento, deixar tudo em ordem e ir dormir em paz.
De verdade, o curso foi bem legal! Recomendo! 🙂