Esse não é um post político ou expressando opinião, são apenas anotações de menções ao feminismo que vejo em filmes e séries.
Fiz este post, pois estou escrevendo um roteiro onde o assunto é abordado também. Então resolvi compilar aqui as menções ao feminismo que vi recentemente para ter como referência.
Espero não falar nenhuma besteira, mas caso eu falar, entre em contato por favor.
Riverdale (2017)
S01E03
Verônica saiu com um cara do time de futebol e ele postou uma foto humilhando ela no Instagram. Outras meninas se uniram a ela, pois isso já tinha acontecido antes. Os meninos do futebol “estão arruinando nossas vidas e pra eles isso é só um jogo! Eles contam pontos, cada conquista ganham pontos e registram isso em um livro”.
Em seguida, Cheryl chama as meninas de vagabundas (slut) e Verônica as defende dizendo para Cheryl nunca mais falar assim com essas “mulheres lindas, jovens, fortes e inteligentes”.
Quando encontram o livro e veem que a irmã de Betty está do lado do nome do Jason: “Jason machucou Betty. Isso é o que eles pensam sobre as mulheres, somos objetos para eles abusarem. E quando terminam nos envergonham em silêncio. Eles tem zero remorso pelas vidas que destroem”. Depois disso rola uma vingança das meninas contra o cara do futebol.
As pussycats (grupo de cantoras negras) não queriam que Archie escrevesse músicas para elas: “As mentes das pessoas em Riverdale estão se abrindo, mas vc não tem ideia de quantos emails de ódio minha mãe recebeu quando se elegeu prefeita. Nos chamamos pussycats pq nós temos que usar nossas garras para entrar em lugares que vc entra dançando”. Archie concorda com ela.
S01E09
Cheryl chama o pai de Archie de DILF (Dad I’d like to f***)
S01E13
Verônica fala para Betty: “Agora que estamos só as garotas, e correndo o risco de não passar no Teste de Bechdel, você realmente está de boa com meu relacionamento com Archie?”
8 mulheres e um segredo (2018)
Um comentário (engraçado) que achei interessante foi da Debbie Ocean (Sandra Bullock) dizendo “Meninas, não vamos fazer esse assalto por mim, nem por vocês… Vamos fazer isso porque em alguém lugar do mundo, tem uma menininha, que tem o sonho de ser um Assaltante, é por ela que vamos isso”.
Para todos os garotos que já amei (2018)
A irmã mais nova usa uma camisa escrita “Girl Power” e um colar escrito “feminist”.
O mundo Sombrio de Sabrina (2018)
Alguns garotos levantam a blusa de uma garota para ver se ela tem peitos. Sabrina começa a movimentar as meninas para fazer um clube onde elas vão poder se defender.
Para seu batismo de 16 anos Sabrina precisa ser virgem, então ela questiona “Pq o dark lord tem que decidir o que faço com meu corpo?” e sua tia responde “Pq é a lei das bruxas”.
“O que significa Malum malus? Depende de quem traduz, se for um homem é maçã do diabo, se for uma mulher é fruta do conhecimento”.
“Ele nunca vai dar liberdade e poder para nós” “Por quê?” “Ele é homem, não é?”
Deadpool 2 (2018)
Deadpool acha errado ter um time chamado x-men, e quer ter um nome que não envolva gênero, então cria o x-force.
Tootsie (1982)
Dorothy o confronta o diretor machista dizendo que ele busca uma caricatura de mulher e o chama de machista de merda. Ao confrontar o diretor, outra mulher que trabalha fica do lado de Dorothy.
As cenas na novela que estão gravando são sobre as mulheres serem tratadas como inferiores, e tanto Dorothy quando a enfermeira Charles se revoltam com isso.
Dorothy fala para o diretor “Meu nome é Dorothy e não Amorzinho, Querida ou Bonita. O John é chamado de John, o Pedro de Pedro, o Carlos de Carlos, porque eu sou chamada de Amorzinho? Eu tenho nome!”
O médico vai na casa da Dorothy/Michael e a assedia, o roommate chega e interrompe o ato, o roommate faz uma piada depois que o médico sai, e Dorothy/Michael diz “Estupro não é motivo para piada”.
Sandy diz “Eu li The Second Sex, eu li The Cinderella Complex, eu sou responsável pelo meu próprio orgasmo!”
Julie diz que aprendeu a defender a integridade dela, não se esconder e ser ela mesma. Michael começa a perceber a forma que os homens (incluindo ele com Sandy) tratam as mulheres (enganando, mentindo). No final, Michael aprende a lição e o filme acaba, mas agora com Julie ele vai tratar ela bem e com respeito.
Pânico – Série (2015)
A assassina é uma mulher, e no episódio final ela questiona a protagonista: “Estamos em 2015, pq você acha que o assassino tinha que ser um homem?”.
Black Mirror Bandersnatch (2018)
Alguns cargos na grande maioria dos filmes sempre foram interpretados por homens: Presidentes, Deus, ou até mesmo Médicos enquanto mulheres interpretavam as enfermeiras. Nesse filme tem uma cena mostrando uma diretora de cinema mulher.
Os Incríveis 2 (2018)
A esposa é quem vai fazer a missão, enquanto o esposo é quem fica em casa cuidando das crianças.
A vilã é uma mulher, a inventora que é irmã do empresário. E a Mulher Elástico e a vilã tem uma conversa sobre a mulher elástico sempre ter ficado na sombra do senhor incrível e sobre a inventora não aparecer nas notícias como o irmão empresário.
You (2019)
Quando comecei esse artigo eu não tava tirando prints, agora tiro 🙂
S01E05
The Fosters
Um casal de mulheres homossexuais adotam algumas crianças.
O cara diz que vai defender a outra mulher, que é policial.
Wifi Ralph
As princesas da Disney conversam com a Vanellope sobre serem salvas por homens, e no final, ela que salvam o Ralph.
Pride and Prejudice (1940)
Mr Darcy acredita que Miss Bennet não sabe atirar de arco e flecha. Mas ela é muito melhor que ele.
Interessante que ele agradece a lição que ela deu (que ele não deve padronizar as mulheres) e ela fica feliz que ele levou numa boa, ela diz que a maioria dos homens se sentiria ofendido.
The Wife (2017)
O cara recebe o prêmio nobel de literatura mas quem escreveu os livros dele foi a esposa, que na época desistiu de ser escritora pois nenhuma editora publicaria um livro escrito por uma mulher e mesmo se publicassem, ninguém ia ler.