Disclaimer: Isso não é uma crítica ou uma opinião. São apenas anotações que fiz enquanto assistia ou pensamentos aleatórios sobre roteiro ou direção.
O filme começa com Jones sendo forçado a encontrar algo para uma vilã. Muito pancadaria. Bomba atômica vai explodir e ele se salva se trancando numa geladeira.
FBI desconfia dele. Ele tá indo embora e aparece Mutt, um jovem dizendo que alguém vai morrer. Jones quer saber mais, uma lenda maluca é citada. Pancadaria.
Cena de perseguição que passa pela biblioteca e numa cena incrível, ele manda os arqueólogos irem a campo e não à biblioteca.
Viajam para o Peru.
Vão num sanatório. Seguem pistas. Brigam com nativos. Acham a caveira de cristal. Mas como sempre, aparece alguém e pega facilmente o que ele se matou pra pegar.
Prisioneiros. A namorada do primeiro filme reaparece. Tentam fugir, não conseguem. Descobre que Mutt é filho dele. Tentam fugir de novo, pancadaria, conseguem fugir.
Acham um caminho. Chegam na cidade do outro. Amigo na verdade era do mal. Correria pra fugir, quase morrem, e dá tudo certo.
Zarabatana
Cria a tensão, parece que ferrou, Jones aparece e sopra antes.
Cena interrogatório
Tirei prints de todos os planos e movimentos de câmera pra estudar a direção, direção de fotografia e também direção de arte:
Vai dando um zoom out, usando uma moldurinha e mostra os dois personagens que vão interrogar ele em seguida. aqui tem um movimento de câmera indo para a direita esse plano só é usado aqui aqui começa a se aproximar num textão dele corta pra ficha sendo jogada na mesa, então ele puxa pra ele, e a câmera abre (sem cortes) Ele está em apuros, então ele está sentado, e a câmera mostra isso no ângulo.
Cena no café
Prints de todos os planos:
Outros prints
Uma moldurinha, a sombra, e a luz:
Fim 🙂