Precisava finalizar um episódio com uma narração, então fui pesquisar referências (de roteiro, direção, e montagem). E vou anotar aqui as referências 🙂
O episódio que escrevi/dirigi foi esse:
Referências
A principal referência foi o Modern Family. Lá, quase todo episódio termina com uma narração enquanto vemos imagens. Tem piadas na narração e nas imagens. Alguns são mais curtinhos, outros mais longos e até emocionantes também (episódio S01E03 eu chorei).
Os primeiros 3 episódios da primeira temporada já são legais pra analisar essa estrutura.
Eu já tinha escrito um episódio assim em Bugados (Episódio O Bug da Lenda), na época inspirado no Modern Family também.
Outra referência é o filme Um sonho de liberdade que também tem a narração enquanto revela a fuga de Andy.
Parasita também tem isso.
Em Suits, no S03E12 Yesterday’s gone, também tem isso:
Interessante que já começa a narração enquanto ela chega onde vai narrar. E vamos vendo a Trama B caminhar para o clímax também, até que para a narração e vemos a solução da Trama B. E então ouvimos a resolução da Trama A também.
Conclusões
Você pode começar a narração e já vamos todos sabendo o que é, ou revelar no final, por exemplo, a narração é uma pessoa lendo uma carta ou uma redação (piloto do Modern Family é assim). Essa viradinha é legal, e permite piadas também.
Você pode durante a narração ir finalizando as outras tramas do episódio, principalmente se as tramas forem do mesmo tema (o que é normal em séries).
É comum ter transições bem trabalhadas entre as imagens durante a narração, muitas vezes com match cut.
Outras coisas em comum nas referências são o tempo de cada cena durante a narração, muitas vezes são poucos segundos (1 ou 2 segundos), ilustrando o que precisa e aí já vai pra outra cena, deixando dinâmico. Algumas vezes até a imagem vai um pouco em slow pra deixar mais emocionante.
Mais coisas
No tvtropes.org fala sobre isso na página de Modern Family:
Se pesquisar lá por epilogue ou closing monologue ou summation gathering, vai achar mais coisas.
Agradecimentos
Quando comecei essa pesquisa, mandei no grupo de Bugados, e rapidamente todos começaram a mandar referências, que foram a base pra eu conseguir fazer isso. Obrigado 🙂
E obrigado Pedro Truszko que foi o montador e fez ficar maneiro no nosso episódio também!