Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Screenwriter’s Problem Solver” do “Syd Field”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Screenwriter’s Problem Solver – Syd Field – Resumo
Segue o Problem Sheet:
- O protagonista é chato, tedioso.
- Os personagens não tem profundidade, dimensão.
- O arco emocional do personagem é quase nada ou nada.
- Não tem conflito suficiente.
- O que está em jogo emocionalmente não é alto o bastante.
- O diálogo não é natural, ou é esquisito.
- Todos os personagens soam parecidos.
- O protagonista explica demais.
- A necessidade dramática do protagonista é vaga ou inexistente.
- Parece que falta tensão.
- A história vai em muitas direções.
Escrever é reescrever. E muitas vezes, muitos roteiristas são chamados pra ir lapidando e aprimorando o roteiro.
Diálogo serve para:
- Dizer quem o personagem é;
- Expor informação;
- Avançar a história;
- Adicionar humor;
- Servir como elemento de transição.
Se o diálogo é vago, personagens soam parecido, ou expõe muita coisa, talvez seja necessário o Circle of Being.
Circle of Being é um evento que aconteceu com o protagonista quando ele tinha entre 10 e 16, algo traumático.
Pode ser:
- Morte de um parente ou pessoa amada
- Abuso físico que resultou numa cicatriz emocional
- Machucado ou acidente
- Mudança para outra cidade ou país
Ex: Em Thelma e Louise, Louise foi estuprada quando menor. No filme, isso faz ela matar um estuprador.
Circle of Being é uma ferramenta para enriquecer, aprimorar, deixar mais específico, seu personagem. Permite você ir fundo na dimensão emocional do seu personagem.
Você pode basear o arco emocional do personagem no evento do circle of being e forçá-lo a lidar com isso.
Alguns filmes usam o Circle of Being como base de toda a história e como assunto do filme.
Isso também cria um ponto de vista e uma atitude e contém a faísca do conflito.
Pode ser o incidente que junta todas as forças internas, externas, físicas, emocionais e de background que trabalham na vida do personagem. Que incidente faria um gerreiro se virar contra seus amigos ou parentes?
Próximo capítulo: http://adrianoo.com/the-screenwriters-problem-solver-chapter-14-dull-thin-and-boring-chato-fraco-e-tedioso-resumo/