Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Screenwriter’s Problem Solver” do “Syd Field”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Screenwriter’s Problem Solver – Syd Field – Resumo
A única forma de abordar um problema é pensando nele como reescrita. Temos que reescrever várias vezes.
Primeiro, leia o roteiro, em uma sentada só, sem interrupções, sem fazer anotações.
Depois responda essas três perguntas (escreva a resposta usando livre associação, sem se preocupar com gramática, só escreva):
- O que realmente te atraiu no roteiro?
- O que o roteiro se tornou? Era o que você tinha pensado inicialmente?
- O que eu tenho que mudar para deixar do jeito que eu queria?
Se o que você escreveu é melhor do que você tinha pensado, tudo bem, apenas ajuste o início do roteiro para se adequar ao que ele se tornou.
Busque trabalhar por seções. Primeiro resolva um ato, ou uma sequência de cenas.
Ato 1
Se o problema for no Ato 1, como você está setando a história em termos de personagem e ação? Seu roteiro é action driven ou character driven?
Se você está iniciando com uma cena de ação, ela cumpre seu papel dramático? Ou é só ação por ação? A ação é forte o suficiente e revela algo do personagem? Como? Através de ação ou de diálogo?
Se você mexer em algo no Ato 1, isso vai afetar o resto do roteiro.
Talvez você tenha que escrever (fora do roteiro) a biografia do personagem e como é o relacionamento dele com os outros personagens. Isso ajuda a trazer profundidade.
Se você está achando o Ato 1 devagar, verifique se o cenário é atrativo e não um simples escritório ou restaurante.
Verifique se os personagens não estão falando demais e explicando coisas.
Em Pulp Fiction, o personagem consegue citar algo da bíblia enquanto atira em alguém. É esse contraste que torna o roteiro tão efetivo.
Se seu problema estiver entre as páginas 10 e 20, verifique se vc está mostrando os relacionamentos do protagonista de uma maneira que mova a história para o plot point 1.
Se os relacionamentos são fracos, escreva mais sobre eles, ou crie um novo personagem.
Se alguma cena não está levando para o plot point 1, ela deve ser reescrita ou cortada. Mesmo se for uma cena boa, corte-a!
O plot point existe e está interessante?
É importante no primeiro ato dar informação emocional e visual suficiente.
Se precisar reescrever o ato 1 inteiro, escreva os beats em 14 post its e os organize adequadamente.
Ato 2
Identifique onde exatamente está o problema no ato 2. Nos plot points? Nos pinches? Antes do ponto médio ou depois?
Saiba qual é a necessidade dramática do protagonista. E dentro do tema de ação, você cria obstáculos para o protagonista.
Verifique se vc apenas está usando cenas INT, talvez precise de EXT pra dar um visual diferente e abrir possibilidades.
Verifique se pode trocar grandes diálogos por uma ação que revele o personagem.
Cada cena tem que revelar algo do personagem ou fazer a história avançar.
Primeira metade do ato 2 deve ser 14 post its, sendo o sétimo o pinch 1. Mesma coisa para a segunda metade do ato 2.
Defina o tema de ação para a segunda metade do ato 2.
Ato 3
Onde no ato 3 está o problema? É na resolução da história? Ou finaliza rápido? Ou é previsível?
Será que precisa plantar algo para o fim funcionar.
Próximo capítulo: http://adrianoo.com/the-screenwriters-problem-solver-chapter-5-talking-heads-cabecas-falantes-resumo/