Disclaimer: Isso não é uma crítica ou uma opinião. São apenas anotações que fiz enquanto assistia ou pensamentos aleatórios sobre roteiro ou direção.
Eu adoro esse filme. A história é boa, a protagonista é forte, e é muito engraçado.
É um filme estilo “peixe fora d’água”, onde coloca a protagonista num mundo totalmente diferente do dela, mas onde ela acaba descobrindo que suas habilidades do primeiro mundo se aplicam ali também.
Elle Woods é uma mulher que muitos apenas a enxergam como bonita e superficial.
O início do filme é maravilhoso! Cria-se toda uma expectativa que ela vai ser pedida em casamento, ela se arruma, avisa todo mundo, e quando chega a hora o namorado na verdade diz que quer terminar!
O namorado explica que precisa de alguém “sério”, logo ela percebe que se ela passar em Direito em Harvard, ele vai querer ela de volta.
Vemos que ela é inteligente (antes, já vimos outros sinais disso, como por exemplo quando a vendedora tenta enganar ela), e ela passa em Harvard! Um pouco pelo seus esforços, e um pouco pela beleza (vide a reação dos velhos babões)
Lá no curso, ela passa por muitas dificuldades, o ex-namorado já está com outra namorada, que odeia ela!
Elle vai percebendo que nada do que ela faça, vai fazer ela ser boa o suficiente para o ex, e começa a fazer as coisas por si mesma, e não mais pelo ex babaca.
A trama B é o relacionamento dela com a manicure. Trama bem redondinha também.
Chega o ponto em que ela pensa em desistir, o professor que estava ajudando ela tenta dar em cima dela, e ela pensa que tudo que conquistou não foi por causa do seu esforço, e sim por causa da sua beleza. É uma cena forte e muito boa essa, joga a protagonista lá pra baixo.
Ela está indo embora, se despedindo, mas uma outra professora dá um conselho pra ela não desistir. E ela acaba ficando.
Então, como a cliente que estavam defendendo gostava dela, e não do advogado principal. O advogado é demitido e Elle assume o caso, tudo para dar errado… Mas graças a seus conhecimentos de escova permanente, ela acha um furo no depoimento e inocenta sua cliente!
Depois tem uma cena de discurso de formatura, com um discurso muito bonito!
Dutch Angle
Quando ela entra em Harvard, meio deslocada, usa-se Dutch (câmera meio torta).
Conflito na cena
Gosto da cena em que o ex-namorado tenta convencer Elle a entrar no carro, mas ela não quer.
Até que ele dá um argumento que muda tudo:
Mostra mais dos dois personagens, resolve o conflito depois que ele foi escalado. Acho essa cena bem redondinha.
Fim 🙂