Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Screenwriter’s Problem Solver” do “Syd Field”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Screenwriter’s Problem Solver – Syd Field – Resumo
Segue o Problem Sheet:
- Roteiro é muito grande.
- História é episódica, muita exposição.
- Muitas coisas acontecem sem foco em uma story line.
- Coisas acontecem muito rápido.
- Muitos personagens.
- Protagonista é fraco, demais personagens se sobressaem.
- Cenas grandes, muito complicadas.
- Muitos subplots.
- Parece ter duas histórias em uma.
- Muitas coisas precisam ser explicadas.
Se tiver muitas cenas que o protagonista não está, ou a história cobre um período muito grande de tempo ou tem ação demais, algo está errado.
Roteiros que cobrem muito tempo como “The Shawshank Redemption” são muito difíceis de serem escritos. Se for o seu caso, esteja atendo às dificuldades.
O personagem principal precisa ser ativo, causar coisas e não apenas reagir.
Como fazer um filme histórico ou sobre período de tempo?
Se você não for fiel à história, as pessoas não vão comprar a ideia. Então você precisa estudar tudo sobre o assunto ou período.
Depois da pesquisa, coloque os fatos em um progressão que vira a estrutura do seu roteiro.
Você precisa decidir como encerrar a história. Qual incidente que resolve a história de maneira mais efetiva?
Seja fiel aos fatos! Mas as motivações dos personagens que levam aos fatos podem ser inteiramente ficcionais.
Se estiver muito longo ou tiver muitos personagens, pare e analise o que vc vai manter e o que vc vai tirar. Veja que elementos permitem contar a história da maneira mais visualmente atrativa.
Um roteiro com 140 ou mais páginas só é aceitável se você for o Tarantino.
O uso de um prólogo, que abre o roteiro, e um epílogo, que fecha, é chamado de bookend. A cena de abertura leva para dentro da história e o a cena final fecha isso. Em “The Bridges of Madison County” usa bookend.
Transições
Transições leva a história de um tempo e lugar, para outro tempo e lugar.
Tem quatro maneiras principais de fazer transições:
- Cortar de imagem para imagem.
- Cortar de som para som.
- Cortar de música para música.
- Cortar de efeito especial para efeito especial (dissolve, fadeout, smash cuts)
Essas transições são de responsabilidade do roteirista.
Transições podem ajudar a resolver problemas. Elas são importantes para fazer o templo fluir de forma sutil. Tempo se torna um fenômeno relativo: Dias, anos, décadas são condensados em segundos. E segundos podem ser esticados em minutos.
Em Shawshank Redemption, a passagem de várias décadas é feita com um shot, que é a mudança dos posters na parede da cela. Toda a passagem de tempo não chama atenção pra ela, é parte integral do tecido do roteiro.
Se você está vendo um filme e percebe a passagem de tempo ou sente a influência artística nelas, provavelmente o filme não é bom.
Em Silêncio dos Inocentes, a última frase de uma cena fica sobre a primeira frase da próxima cena. Outra coisa interessante que tem no filme é terminar uma cena com uma pergunta, e começar a próxima cena respondendo essa pergunta.
Em Lone Star, apenas movimentando a câmera de um lugar para o outro muda o tempo, funciona muito bem.
Em Pulp Fiction, é interessante como as transições acontecem para manter as história em uma linha do tempo.
Não um jeito certo de fazer transições, a questão é se funciona ou não.
Transição para um outro tempo ou lugar pode ser simples como só mudar a roupa dos personagens ou usando match cuts, ou mudando o clima, ou usando feriados pra marcar tempo e ação.
Diferentes tipos de filmes, precisam de diferentes tipos de transições:
- Filmes de ação e aventura por exemplo precisam de transições mais rápidas.
- Pulp Fiction ou The Bridges of madison County precisam de transições mais elaboradas e pensadas
- Em comédia, as transições podem ser com piadas, mas precisam ser character driven ou humor driven pra mover a história adiante.
Você pode cobrir um grande período de tempo, ou inúmeros eventos, com uma montagem. Ou seja, uma sequência de cenas conectadas por uma ideia como um início, meio e fim.
Uma das melhores montagens/transições da história do cinema é o casamento em Cidadão Kane. Vai mostrando o casal na mesa bem, depois brigando, depois sem se falar. Mostra muito com imagens ao invés de diálogos.
Próximo Capítulo: http://adrianoo.com/the-screenwriters-problem-solver-chapter-12-whats-character-o-que-e-o-personagem-resumo/