Fiz um resumo em português do livro “Save the cat” do “Blake Snyder”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: http://adrianoo.com/save-the-cat-resumo/
CHAPTER 3 – IT’S ABOUT A GUY WHO… (É sobre um cara que…)
Sempre tem um herói, que faz público se identificar e que ao mesmo tempo ajuda nos objetivos da história.
Na logline pode ter adjetivos para descrever o herói, adjetivo para descrever o vilão, e um objetivo convincente que nos identifica como humanos.
Who is about? & Amping up the logline (Sobre quem é? & Melhorando a logline)
Às vezes, você precisa ter claro “o que é” o seu filme, e aí ver qual herói se encaixa melhor ali, qual herói:
- Geraria mais conflito
- Geraria uma jornada maior e mais emocionante
- Aumentaria o impacto da ideia
- Seja demograficamente agradável (herói mais jovem atrai o público jovem, que é quem vai no cinema).
The primal urge (O impulso primitivo)
Se o cara quer uma promoção, tem que ser pra pagar a operação da filha doente.
Se for um concurso, tem que levar a uma disputa de vida ou morte.
Sobrevivência, fome, sexo, proteger pessoas amadas, medo da morte nos captura a atenção.
O que está em jogo para o herói? Tem que ser básico (primal), mas tem que ser algo grande.
Casting for the role of your hero (Achando o ator/atriz para seu herói)
Não escale os atores antes de vender o script. (Nota pessoal: Se você já tiver o ator e ele for famoso, ajuda a vender o roteiro, mas o autor aqui tá falando outra coisa)
Não escreva pensando no ator.
Não se apaixone com a ideia de um ator em particular. Você vai se decepcionar.
Actor archetypes (Arquétipos de ator)
Escreva para o arquétipo, não para o ator.
Jovem em ascensão – Harold Lloyd, Adam Sandler, Aston Kutcher. Um pequeno tolo que queremos ver vencer.
Boa garota tentadora – Oposto do jovem em ascensão.
Criança inteligente e cheia de recursos – Macauly Culkin
Deusa do sexo – Marylin Monroe
Deus do sexo – Rudolph Valentino
E muitos outros…
Special Circumstances (Circunstâncias especiais)
Em biografias, talvez você tenha que omitir ou modificar algo para o herói ser aceitado pela audiência. Um filme de biografia do fundador do DeLorean foi contado pelo ponto de vista de um cara que trabalhava com ele e se inspirava na visão do fundador, assim foi possível omitir coisas.
Em filmes de grupo também vai ter um herói principal. Aquele que oferece mais conflito e se envolve mais emocionalmente. Aquele que se opõe aos demais. Aquele que mais cresce/muda com a história.
Animações utilizam das mesmas regras.
Em todos os casos, conte uma história sobre um cara que
- Eu possa me identificar
- Eu possa aprender com ele
- Eu tenha uma razão interessante para segui-lo
- Eu acredite que ele mereça ganhar
- Tenha em jogo algo primal e que soe verdadeiro
Slave to the logline (Seja escravo da logline)
Coloque seu herói na logline. Tem que ter:
- Quem ele é
- Quem está contra ele
- O que está em jogo
Durante toda a escrita, mantenha-se fiel à logline.
Ler o resumo do próximo capítulo: http://adrianoo.com/save-the-cat-chapter-4-lets-beat-it-out-resumo/