Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Anatomy of Story” do “John Truby”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Anatomy of Story – John Truby – Resumo
Cena é geralmente uma ação em um lugar e em um período de tempo. Scene Weave é a sequência de todas as cenas.
Esteja preparado para trocar essa sequência quando começar a escrever individualmente as cenas.
A média de um filme de Hollywood é de 40 a 70 cenas.
Quando você tiver todas as cenas listas faça o seguinte:
- Reordene as cenas: Deixe numa sequência estrutural lógica e depois olhe cada transição de uma cena para outra.
- Combine cenas: Veja se dá pra juntar duas cenas em uma só, desde que cada cena fique com somente uma ação.
- Corte cenas: Sempre dá pra tirar alguma gordurinha. Se a cena não ajuda no desenvolvimento do herói ou prepara algo crucial para acontecer, corte a cena.
- Adicione cenas: Se ficou algum buraco, ajuste.
Na transição de cenas, você precisa manter uma linha de conteúdo, proporção e ritmo, e dentro disso, vc pode mostrar contrastes de como duas pessoas lidam com o mesmo problema em duas cenas diferentes. É como se a próxima cena fosse dizer algo sobre a cena anterior.
Um forma de fazer transições é usando separação os tracks de imagem e som. Por exemplo, no filme M, uma mãe na cozinha chama por sua filha, que não responde. Ela continua chamando, mas o track de imagem agora mostra um lugar onde a filha dela foi sequestrada enquanto continuamos a ouvir os gritos da mãe cada vez mais desesperada.
Crosscut é uma técnica onde vc indo e voltando entre duas ou mais linhas de ação. Por exemplo em M tem um crosscut que mostra em uma cena policiais e na outra bandidos, mas todos estão procurando pela mesma criança. Isso mostra como os dois grupos agem de acordo com a situação. Nesse caso foi pra mostrar que mesmo dois grupos opostos tem muitas similaridades.
Multistrand Plot Scene Weave (Entrelace de Cenas em um Plot de Várias Vertentes)
Em séries, é feito crosscut entre 3 a 5 histórias, cada uma com seu herói. Contar tantas histórias em 45 minutos faz com os plotlines não tenham tanta profundidade. Você não consegue fazer os 22 passos, mas pelo menos os 7 principais vc tem que fazer em cada história.
A qualidade da história como um todo vem das transições bem feitas.
Para manter uma linha narrativa é interessante colocar o herói de um plot como oponente do outro plot.
O autor faz uma análise do episódio The Dance We Do” da série ER, que tem 5 plotlines. E todos eles são variações do mesmo tema (como lidar com verdades e mentiras). E todos tem os sete passos.
Os 5 plots afunilam para revelações em cada plot. Mais pro final do episódio temos várias revelações deixando tudo mais intenso e interessante.
O episódio começa e termina com cenas do plot 1, o que dá um frame para o episódio.
Scene Weave – Writing Exercise 8 (Exercício de Escrita 8)
- Lista todas as cenas da sua história descrevendo-as com apenas uma frase.
- Marque cada cena com qual passos dos 22 passos ela é.
- Reordene, corte e adicione cenas.
Detective or Crime Scene Weave (Entrelace de Cenas para Histórias de Detetive ou Crimes)
Análise detalhada do filme L.A. Confidential.
Crosscut Scene Weave (Crosscut para Entrelace de Cenas)
Análise detalhada do Star Wars: The Empire Strikes Back.
Interessante que para a parte do treinamento do Luke não ficar chata, fizeram crosscut com as cenas do Han Solo, Princesa Léia, Chewbacca escapando dos homens do Darth Vaders.
Love Story Scene Weave (Entrelace de Cenas de uma História de Amor)
Análise detalhada do filme Orgulho e Preconceito de 1940.
A história tem 5 subplots, o que permite uma sequência boa de revelações no final, a história termina não só com um casamento, mas com vários.
Social Fantasy Scene Weave (Entrelace de Cenas para Fantasia)
Análise detalhada do It’s a Wonderful Life.
Leia o resumo do próximo capítulo:
The Anatomy of Story – Chapter 10 – Scene Construction and Symphonic Dialogue (Construção de Cena e Diálogo Sinfônico) – Resumo