Fiz um resumo em português do livro “Save the cat” do “Blake Snyder”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: http://adrianoo.com/save-the-cat-resumo/
CHAPTER 2 – GIVE ME THE SAME THING… ONLY DIFFERENT! (Me dê a mesma coisa, só que diferente)
Evitar o clichê é nosso trabalho. Você pode quase fazer um clichê, mas precisa de um twist.
E pra inovar, você precisa conhecer os clichês, precisa saber falar de muitos filmes com propriedade, aí você pode quebrar os clichês.
O autor dividiu todos os filmes do mundo em 10 gêneros.
E nenhum desses gêneros esgotou as possibilidades! Fato!
Monster in the house (Monstro na casa)
Tubarão, o Exorcista, Alien…
Primitivo, qualquer um entende. O objetivo é “Don’t get eaten”.
Precisa:
- Ser um lugar confinado.
- Ter sido cometido um pecado, que gerou o monstro, que vem para se vingar de quem cometeu o pecado.
- O resto é correr e se esconder.
Colocar um twist no monstro, nos poderes dele, e como ele diz “Boo” é o trabalho.
The Golden Fleece (Ir atrás de algo)
Star Wars, O Mágico de Oz, De volta para o futuro, Planes, Trains & Automobiles, Road trip, todos os Road Movies… todos os heist movies…
Um herói vai pra algum lugar em busca de uma coisa e acaba descobrindo outra: ele mesmo.
Os twist são as pessoas e incidentes que acontecem com o herói.
O tema é sempre o crescimento interno, como os incidentes afetam o herói é o plot. Não é a quilometragem percorrida, e sim a forma que o herói muda conforme ele viaja. A quilometragem significar algo para o herói é o trabalho do roteirista.
Nos filmes de roubo, a missão acaba se tornando secundária e as descobertas mais pessoas e o real significado do roubo acaba se tornando mais importante.
Out of the Bottle (Fora da casinha)
Love Potion #9, Todo poderoso, O Máscara, The love bug (Se Meu Fusca Falasse…)
“Eu queria ter _______” é uma frase comum pra todo mundo.
O gênero é quando isso acontece… O cara ganha um milhão de dólares, ou ganha super poderes.
Mas o espectador tem que gostar do cara e acreditar que ele merece aquilo.
Também funciona quando é um desejo, como em “O mentiroso” que o filho do Jim Carrey deseja que ele só fale a verdade por um dia, e isso acontece.
Se for no estilo desejo, o herói precisa estar sob o domínio de algo ou dos demais, e a gente tem que querer que ele tenha um pouco de felicidade. E a gente não quer ver ninguém, por mais oprimido que seja o personagem, tenha tanta felicidade. Eventualmente, o herói precisa aprender que a mágica não é tudo e que é melhor ser como todo mundo, porque no final, nós espectadores, sabemos que a mágica nunca vai acontecer com a gente. Uma boa moral precisa ser incluída na história.
Se for um cara que recebe uma punição, precisa ter uma cena Save the cat no início pra criar empatia.
Dude with a problem (Cara com um problema)
Duro de matar. Schindler’s list. O exterminador do futuro. Titanic. Breakdown.
Um cara qualquer (ordinário) se encontra em cincunstâncias extraordinárias.
- O prédio da minha esposa tá sendo invadido por terroristas.
- Nazistas começam a matar meus amigos judeus.
- O navio que estou bate em um iceberg e não tem bote pra todo mundo.
O cara tem que ser igual a nós, e tem que ter um problema. E quanto pior for o vilão, melhor. E o herói triunfa usando sua força de vontade e sua individualidade.
Rites of Passage (Ritos de passagem)
Mulher nota 10 de 1979. 28 days. Assim É a Vida de 1996.
Adolescência, Separação, Se livrar das drogas, Morte de alguém amado… Momentos mais sensitivos de nossas vidas.
História de dor e tormenta, com uma força externa: A vida. É sobre a lenta realização de quem e o quê esse monstro é.
O fim é a aceitação da nossa humanidade e a moral é a sempre a mesma: É a vida.
Buddy Love (História de amor)
Don Quixote. O gordo e o magro. Thelma & Louise. Procurando nemo. Bringing up baby. Pat and Mike. How to lose a guy in 10 days.
A história de um cara e seu amigo. Ou de um cara e sua paixão.
Os dois tem que se odiar, mas a aventura mostra que ele precisam um do outro, e isso os leva a mais conflitos. E no momento “All is lost” é separação, briga… Mas é eles percebendo que não podem viver sem o outro, e eles vão ter que vencer seus egos para ficarem juntos. E no final do filme, eles fizeram isso.
Whydunit (Pq ele fez isso?)
Cidadão kane. Chinatown
Whodunit é Who done it? A brincadeira aqui é a mesma mas com why.
Não é sobre a mudança do herói, e sim sobre a audiência descobrir algo sobre a natureza humana que não parecia possível antes do caso começar. E descobrir o porquê.
As pessoas na audiência são os detetives, são elas que tem que ficar chocadas com o que descobrir. Nós somos representados na tela de uma forma que nós perguntamos “Nós somos esse mal?”
The fool triumphant (O tolo triunfante)
Chaplin. Keaton. Lloyd. Amadeus. Dave. Being there. Forrest Gump. The Jerk. E muito filmes de Steve Martin, Bill Murray e Ben Stiller.
O tolo parece ser apenas o idiota, mas ele é o mais sábio. Vantagem do anonimato e de ser subestimado.
Mostrar o subestimado conta um gigante e poderoso cara do mal.
Ver o idiota lutando nos dá esperança e faz graça com as estruturas sérias.
Sempre tem o idiota e a instituição que vai ser atacada.
Geralmente o tolo tem um cúmplice de dentro da instituição que não acredita no plano do tolo. (Lieutenant Dan em Forrest Gump). Esse cara recebe as piadas, ele que no final leva uma torta na cara.
Institutionalized (Institucionalizado)
One flew over the cuckoos nest / Um Estranho no Ninho (1975), American Beauty / Beleza Americana (1999), M*A*S*H (1970), O poderoso chefão, 9 to 5 / Como Eliminar seu Chefe ( 1980), Animal House / Clube dos Cafajestes (1978).
É sempre sobre grupo, instituição, família. E tem um personagem que expõe o grupo como uma fraude. Filme é sobre pós e contras de colocar o grupo acima de você mesmo.
Geralmente a história é contada através de um novato no grupo. Ele pode perguntar “Como isso funciona?” e aí mostrar para o público.
Essas histórias perguntam: “Quem é maluco? Eu ou eles?”
Superhero (Super-herói)
Marvel, DC, Uma mente brilhante, Gladiador.
O contrário de “Dude with a problem”. Um cara extraordinário se encontra num mundo comum (ordinário). O problema são as pessoas ao redor. Ele precisa lidar com a inveja do seu ponto de vista único e mente superior.
Todo mundo já se sentiu superior em algum momento e foi zombado por isso.
Pra criar empatia, temos que mostrar as dores de ser um super herói.
Esse tipo de filme dá asas às nossas fantasias sobre nosso potencial.
Hollywood’s dirty little secret (Segredinho de Hollywood)
“Roubar ideais” é algo normal.
Originalidade não vem até você saber exatamente o que você está quebrando.
Se você está procurando exceções, você não pegou a ideia do capítulo.
Ler o resumo do próximo capítulo: http://adrianoo.com/save-the-cat-chapter-3-its-about-a-guy-who-resumo/
Você foi cirurgico com estes resumos !!!