Fiz um resumo em português do livro “Save the cat” do “Blake Snyder”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: http://adrianoo.com/save-the-cat-resumo/
CHAPTER 4 – LET’S BEAT IT OUT (Bóra escrever os beats)
Já aprendemos:
- Escrever uma logline top
- Testar a logline com várias pessoas
- Identificar o gênero do filme
- Assistir muitos filmes do gênero
- Tem o herói perfeito
- Tem o antagonista perfeito
- Amplificou o objetivo e o conflito para ser mais primitivo
Structure, structure, structure… (Estrutura!)
Seguir uma estrutura permite você saber onde está navegando.
O autor criou essa estrutura de 15 beats, onde diz até as páginas onde eles devem estar. O nome é Blake Snyder Beat Sheet ou BS2.
Opening Image (1) (Imagem de abertura)
Mostra o tom e estilo do filme, além de mostrar o que está em jogo.
Mostra o herói antes da aventura. O que permite no final vermos o que mudou. A cena inicial e a final devem ser opostas.
Ex: Lawrence of Arabia, Citizen Kane, Animal House
Theme Stated (5) (Estabelecer o tema)
Todo filme é sobre alguma coisa. É sobre os prós e contra de um ponto de vista em particular (viver de um jeito ou perseguir um objetivo). Esse ponto de vista vale a pena? É uma questão levantada e respondida no filme.
Um outro personagem pergunta ou afirma para o herói, na página 5, algo como “Família é mais importante que dinheiro” ou “Ele tem o dinheiro e ele que define as regras”.
Set-up (1-10) (Configurações iniciais)
Os primeiros 10 minutos agarram ou perdem o interesse do espectador. Faça com vontade!
Todos os personagens do plot A tem que aparecer aqui. Todos os tiques e comportamentos devem ser plantados aqui. Também tem que mostrar como e por que o personagem vai precisar mudar para vencer.
Ex: Uma escritora, isolada, que finge que vive num mundo imaginário que tudo é bom. (Romancing the Stone); Uma cabeça de vento, boba, que não aparenta tem muita substância (Legally Blonde)
E você precisa mostrar coisas que o herói quer ou que está faltando. Seis coisas que precisam ser consertadas. Uma lista de: Pequenas falhas dos personagem, inimigos, rivais que fazem bulling com ele. É uma lista de desejos, que se gostarmos do personagem, vão ser consertados durante o filme. São coisas que vão aumentar durante o filme mas que vão ser resolvidas. Se tornam running gags (piada recorrente, mas sempre precisa de um twist, se a running-gag é pedir café, no final do filme ele vai pedir chá) e call-backs.
Ex: Em Big ou Quero Ser Grande. Ele precisa ser alto pra fazer determinada coisa. Aí no ato 2, ele é alto. Aí o callback funciona, pq no início ele não era alto.
Tem que haver um senso que uma tempestade está por vir, pois se as coisas ficarem como estão, é como se fosse a morte. Coisas precisam mudar.
Catalyst (12): (Incidente incitante)
Ex: O pacote que chega e manda a escritora para América do sul (Romancing the Stone); O telefonema que informa Tom Cruise que seu pai morreu (Rain Main); O jantar em que termina o relacionamento (Legally Blonde); Um email, ser despedido, pegar a esposa com outro na cama, notícia que vc tem 3 dias de vida, alguém q bate na porta.
No set-up mostrou como o mundo era e agora joga isso pro chão. Boom!
É a vida. Esses momentos acontecem pra todo mundo. E geralmente vem disfarçado de má notícia, mas é o q levou o protagonista à felicidade.
Se seu momento Catalyst estiver na página 20, corte coisas e coloque na página 12. Tire o que é chato, ou conte coisas de maneira econômica.
É o primeiro momento que algo acontece. Tem que ser na 12.
Debate (12-25) (Debate, essa tradução foi fácil)
Pq o herói simplesmente não vai? Essa parte é justamente pro herói pensar “Isso é maluco, eu não deveria ir. Ou deveria? É perigoso lá fora, mas qual minha opção? Ficar aqui?”
Esse espaço é pra debater se deve ir ou não. Tem que responder a questão.
Breaking into two(25) (Quebrando para o ato dois)
Algo grande acontece. Deixamos o mundo velho (tese), para um mundo que é totalmente o contrário (antítese).
O herói precisa querer ir para o ato 2 por conta própria. Ele que tem que tomar a decisão. É isso que faz dele um herói.
Ex: Star Wars. O que faz Luke querer ir pra jornada é a morte dos pais, mas a decisão é dele. Ele não poderia acordar na nave do Han Solo pensando “Como cheguei aqui?”
B Story (30) (História B)
Geralmente é a história de amor (Em Legally Blonde é a manicure). Também carrega o tema do filme.
Vem pra aliviar o impacto da história A.
Mas é onde o herói é nutrido, onde fala o que está aprendendo, onde ela fala as forças que vai precisar para entrar no ato 3 e conseguir a vitória. É onde discute abertamente o tema do filme.
Geralmente entram um monte de novos personagens. Eles geralmente são o contrário dos personagens do ato 1 (EX: Legally Blonde a manicure é o contrário das garotas da UCLA).
Permite cortes, sai de uma cena da história A e vai pra B. Permite elipses de tempo.
Fun and Games (30-55) (Jogos e brincadeiras)
Onde acontece a “promessa da premissa”. Core e essência do poster e do trailer.
Não estamos preocupado em avançar a história, estamos preocupados com diversão.
Ex: (Stop or my mom will shoot) Se o filme é sobre o policial que vai perseguir bandidos com sua mãe. Aqui você vai colocar a mãe dirigindo para fazer uma perseguição, mas sendo uma mãe, ela para em todos os sinais e não ultrapassa o limite de velocidade; (Duro de matar) É Bruce Willis despistando os terroristas; (Todo poderoso) Jim Carrey agindo como Deus; (Homem-aranha) Tobey Maguire testando seus poderes.
Midpoint (55) (Ponto médio)
Separa as duas metades do filmes.
Ou é um up onde o herói chega no ponto alto (um falso ponto alto). Ou é um down onde ele chega no fundo do poço (um falso poço).
É o oposto do All is lost da página 75.
O que está em jogo aumenta no midpoint.
Bad guy close in (55-75) (Os caras maus chegam mais perto)
É a parte mais difícil de escrever do roteiro.
Tudo parece bem, mas os caras maus se reúnem e mandam sua melhor artilharia.
É o momento em que alguém no grupo fala que discorda de algo, ou alguém tem alguma dúvida ou ciúmes e isso começa a desintegrar o time.
Isso leva para…
All is lost (75) (Tudo está perdido)
É apenas temporário, mas parece uma derrota total. É chamado de “false defeat”.
Todos os aspectos do herói desmoronaram. Não há esperanças. O herói fica pior do que quando o filme começou.
Sempre tem um “cheiro de morte”. Sempre alguém morre nesse momento. Mentores morrem aqui para o herói mostrar se aprendeu mesmo.
Ex: Obi Wan morre em Star Wars. O que Luke faz agora?; Will Ferrel pensa em suicídio em Elf; Jesus cristo na cruz
Alguma coisa precisa morrer. Seja uma flor ou um peixe. Uma tia distante.
Dark night of the soul (75-85) (Momento sombrio da alma)
Como o herói se sente? É quando Jesus pergunta “Ó Pai, pq me abandonastes”.
É um momento que todo mundo já passou. Você está sem esperança, sem ideias, bêbado…. Sentado do lado da estrada com o pneu furado, sem celular e sem dinheiro, sem ideia em como chegar naquela entrevista de emprego que mudaria sua vida. E só ali, admitindo nossa humildade e humanidade, que encontramos a solução, mas precisamos sofrer tudo isso pra aprender a lição.
Na página 85 é onde o herói entende tudo e vamos para…
Break into three (85) (Quebrando para o ato três)
…Hazzah! A solução!
Graças aos personagens do plot B, graças às conversas sobre o tema no plot B e graças ao último esforço do herói para descobrir a solução para derrotar os bad guys que estavam se aproximando e vencendo no plot a…. O herói encontra a solução!
O herói passou em todos os testes e cavou fundo pra achar a solução. Agora é só aplicar.
Geralmente a pessoa da história B faz ele entender como vencer o plot A e como ganhar o coração dela no plot B
Finale (85-110) (Fim)
Onde embrulha tudo.
As lições aprendidas são aplicadas, tiques dos personagens são masterizados, plot A e B terminam no triunfo do herói.
Todos os caras maus morrem, em ordem ascendente.
Um novo mundo surge.
Final image (110) (Imagem final)
Oposto da imagem de abertura. Mostra a mudança do personagem.
Ler o resumo do próximo capítulo: http://adrianoo.com/save-the-cat-chapter-5-building-the-perfect-beast-resumo/