Fiz um resumo em português do livro “Save the cat” do “Blake Snyder”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: http://adrianoo.com/save-the-cat-resumo/
CHAPTER 6 – THE IMMUTABLE LAWS OF SCREENPLAY PHYSICS (As leis imútaveis de física dos roteiros)
Antes de Picasso mergulhar no cubismo, ele se tornou um mestre em desenho básico.
Save the cat (Salve o gato)
Basicamente o herói precisa fazer algo para que a gente goste dele e queira que ele vença. A audiência precisa estar em sincronia com o herói e seu problema.
Ex: Em Pulp Fuction, os heróis (John Travolta e Samuel L Jackson) são dois assassinos de viciados (possivelmente não gostaríamos deles), mas Tarantinos faz eles serem engraçados e inocentes colocando eles pra conversarem sobre nomes de hambugueres. Mesmo que em seguida eles matem pessoas, a gente já gostou deles antes.
E se vc tem um herói que é um pouco mau, torne seu antogonista muito pior que ele!
Ex: Travolta antes de entrar na casa pra matar a galera, conta como seu chefe é ruim. Ele pode ser mal, mas o chefe é muito pior.
Ex: Aladdin é um cara mimado, preguiçoso e ainda um ladrão. Como fazer a audiência gostar dele? O filme começa com ele roubando comida, pois está com fome! E depois de despistar os policiais quando ele vai comer, aparecem duas crianças com fome, então ele dá o que acabou de roubar para elas! Pronto, agora a gente gosta dele!
The pope in the pool (O papa na piscina)
Exposição é backstory ou detalhes da história que precisam ser ditos à audiência, mas isso é chato!
Então como sumir com a exposição?
Ex: Vários representantes conversando algo expositivo. Mas isso se passa na piscina do vaticano e o papa está em suas roupas de banho, nadando.
Ex: Antes da cena chata, os dois personagens fazem um concurso de bebida. Quando chega a cena chata, eles estão com muita vontade de mijar. Enquanto o outro cara vai dando as informações, começa a gotejar ou qualquer outra coisa q faça a vontade deles mijarem aumentar.
Ex: Nos filmes “Austin Power”, tem um personagem chamado “Basil Exposition”, que serve pra expor informações, tanto pro espião quanto pra audiência. Sabendo que é algo entediante eles elucidam isso para dar graça.
Double Mumbo Jumbo (Dois tipos de mágica)
Audiência aceita apenas um tipo de mágica por filme. Não pode ter alienígenas mordidos por vampiros.
Ex: Homem-aranha foi mordido por uma aranha radioativa AND um acidente químico deu poderes para o Doende Verde. Dois tipos de mágica no mesmo filme, pessoas não compram.
Laying Pipe (Enrolando)
Ex: Em Minority Report leva 40 minutos para vermos que o detetive (Tom Cruise) é o criminoso que precisa ser preso. 40 minutos!
Isso aumenta a chance de você perder a atenção do público! Tem que quebrar pro ato 2 na página 25!
Black vet a.k.a. too much marzipan (Seja simples)
Ex: Ele é um veterano e um veterinário.
Ex: Ele é comunista (partido de esquerda), é canhoto e é um ex-boxeador.
O conceito aqui é que quanto mais simples, melhor. O cara não pode ser um monte de coisas como nos exemplos.
Watch out for that glacier! (Olha a geleira vindo)
O antagonista não pode ser lento como uma geleira. Se o filme é sobre um vulcão, ele não pode demorar pra começar a soltar lava e ameaçar as pessoas. Caso contrário, não há ameaça e parece que não tem nada importante em jogo.
The covenant of the arc (O pacto do arco)
Cada personagem no seu filme precisa mudar no curso da história. Os únicos personagens que não mudam são os bad guys. O herói e seus amigos precisam mudar.
Por isso set-ups e payoffs para cada personagem são importantes.
Ex: Pretty woman. Todo mundo, menos o bad guy, muda.
Histórias são sobre mudança. E quando vemos os personagens mudando, acreditamos que nós também podemos mudar e ser diferente depois que o filme acabar.
Antes de começar a escrever, você deve saber qual vai ser o arco de cada personagem.
Keep the press out! (Mantenha a imprensa fora do filme)
Em E.T. a imprensa não divulga o caso, é um problema que só está acontecendo ali. Em “Sinais” a imprensa mostra vários outros casos ao redor do mundo, então a família do filme não é a única, isso faz a história perder força.
Então a não ser que seja realmente necessário, deixe a imprensa de fora!
Ler o resumo do próximo capítulo: http://adrianoo.com/save-the-cat-chapter-7-whats-wrong-with-this-picture-resumo/