Fiz um resumo em português do livro “Save the cat” do “Blake Snyder”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: http://adrianoo.com/save-the-cat-resumo/
CHAPTER 7 – WHAT’S WRONG WITH THIS PICTURE? (O que está errado no meu roteiro?)
Aqui você já escreveu a primeira versão do seu roteiro, e se destacou de mais da metade das pessoas que querem ser roteiristas mas nunca escreveram um roteiro!
Parabéns! Você conseguiu!
Agora descanse por uma semana e leia de novo… E está horrível! Mas calma, é só a primeira versão! E seguem algumas dicas para consertar isso:
The hero leads (O herói lidera)
O herói tem que ser proativo e buscar as coisas ao invés de as coisas chegarem até ele. Ele toma a decisão de ir ao invés de ser levado por alguém.
- O objetivo do herói está claro pra vc e pra audiência logo no setup?
- Dicas do que fazer em seguida aparecem para o herói ou ele busca por elas?
- O herói é ativo? As coisas acontecem devido ao desejo dele de alcançar o objetivo?
- Outras pessoas dizem ao herói o que fazer? O herói nunca pergunta, os outros que vem atrás dele para obter respostas!
Talking the plot (Falando a história)
Personagens não podem falar “Você é minha irmã, então deveria saber” ou “Isso não é como quando eu jogava no NY Giants antes do… Acidente”. Show, don’t tell!
Personagens não servem você, eles servem a eles mesmos!
Personagens são revelados pelas ações que eles tomam, não pelas palavras que dizem!
Make the bad guy badder (Faça o cara mau ser pior)
Não queremos ver um zé ninguém na tela, queremos ver heróis.
O que faz James Bond fóda é que ele tem inimigos fódas! Tornando o bad guy mais mau, o herói fica maior, pois maior é o desafio.
O herói e o antagonista devem ter o mesmo nível de força. O antagonista pode ser um pouco mais forte, para o herói ter q se superar.
O antagonista não tem valores familiares.
Turn, turn, turn (Virada, virada, virada)
As ações tem que afetar seus personagens, mostrando falhas, traições, dúvidas… E isso tem que ameaçá-los de algumas forma.
Depois do midpoint, as coisas tem que acontecer mais rápidas, com mais pressão até explodir no clímax.
The emotional color wheel (Roda-roda-jequiti das emoções)
O filme não pode ser só comédia, ou só drama. Precisa navegar em todas as emoções, isso torna o filme uma experiência emocional.
Ex: Farrelly Brothers escreveram e dirigiram filmes de comédia como “Something about Mary”, “Shallow Hal” e “Stuck on you”. Esses filmes não são só comédia, tem cenas de desejo sexual, cenas de medo, cenas de frustração.
“Hi how are you I’m fine” (“Oi tudo bem eu tô bem”)
Tire toda conversa desnecessária do roteiro! Sem “Oi, tudo bem?”.
Cada personagem deve ter seu jeito de falar, até mesmo coisas simples e mundanas, é isso q os faz ser acima da média e serem mais interessantes.
Cada fala pode ser uma forma de revelar o passado, demônios internos e o jeito de olhar a vida do personagem!
Geralmente todos os personagens falam como o roteirista fala, mas cada um deles deve falar diferente!
Take a step back (Dê um passa atrás)
Os personagens precisam mudar com a história. E precisamos ver como essa mudança aconteceu, como ele cresceu e como essa mudança aconteceu.
A limp and an eye patch (Um manco com um tapa-olho)
Se você tiver muitos personagens pequenos, eles podem ser confundidos uns com os outros. Então você pode deixar um deles manco e com um tapa-olho, assim ele se destaca dos demais. Talvez não um tapa olho, mas algo visual que facilite a identificação.
Is it primal? (Isso é primitivo?)
Seja no objetivo principal do personagem ou em pequenas ações o que está movendo os personagens é primal como sobrevivência, fome, sexo, proteção de alguém amado ou medo da morte?
Ex: Duro de matar, ele quer salvar a família. Esqueceram de mim, ele quer proteger a casa. Sleepless in Seatle, ele quer encontrar um parceiro. Gladiador, ele quer vingança. Titanic, ele quer sobreviver.
Ler o resumo do próximo capítulo: http://adrianoo.com/save-the-cat-chapter-8-final-fade-in-resumo/