Fiz um resumo em português do livro “Save the cat” do “Blake Snyder”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: http://adrianoo.com/save-the-cat-resumo/
CHAPTER 8 – FINAL FADE IN (O último FADE IN)
O mercado é promissor, mas você precisa ter um título matador e uma logline foda para ser visto, além de um um roteiro bem estruturado para entrar no game. E saber consertar os erros de um roteiro vão permitir você ter uma carreira.
Ambition vs. fate (Ambição vs. destino)
Não tenha medo de ligar para as pessoas! Vá em eventos, conheça pessoas, pegue o cartão delas e entre em contato no dia seguinte.
Preparing the Field (Preparando o campo)
Procure na internet (Facebook/Instagram/Linkedin/Blogs) contatos de agências, de produtoras, de roteiristas…
That soul-eating first contact (O temido primeiro contato)
Entre em contato! Tente pessoalmente, caso contrário ligue ou mande e-mails! Não tem erro.. vai tentando que uma hora vai dar certo!
Cada venda tem uma história. E a história é você. Fale sobre você primeiro e depois sobre o roteiro que você escreveu. Venda-se.
Tente se destacar de alguma forma. Se ofereça para trabalhar de graça. Vá tentando alternativas!
Cada não é um passo a mais para perto do sim.
E se você receber um não você pode perguntar “Mas tem alguém que você me indicaria para conversar?”. Referência são ouro! E acredite, as pessoas querem te ajudar a ter sucesso!
Networking (Rede de relacionamentos)
Lugares que você pode ir:
Festivais de cinema/séries: Conheça gente, troque cartões, fale do seu script. Ligue no outro dia. Peça referências. Pergunte como você pode ajudar no projeto da outra pessoa.
Cursos: Vá em cursos, conheça os alunos e os professores. Vá em cursos de produtores e os conheça também.
Grupos de roteiro: Tem um monte online! Procure! Se não achar nenhum, crie um.
Torne-se um expert: Faça um blog (rá, tipo esse) e faça reviews de filmes ou escreva o que você está estudando. Em breve as pessoas vão notar (Tomara).
Vá para L.A.: Los Angeles é onde tudo acontece. Se mude pra lá e pegue um emprego qualquer em uma produtora. Ou se puder ir e ficar só uma semana, vá no máximo de reuniões possíveis e leve seus cartões, currículo, roteiros…
Você.com: Crie um site sobre você, fale dos projetos que está trabalhando. Coloque isso no seu cartão de visitas, pode ajudar.
Don’t try this at home (Não tente isso em casa)
Coisas para não fazer:
Concursos de roteiro: São perda de tempo. Você não ganha nada ganhando um concurso desses e raramente os roteiros desses concursos se transformam em filmes gravados e lançados. A não ser que tenha um painel no concurso com excelentes profissionais que vão te dar um feedback ou que podem ser contatos interessantes.
Artemanhas idiotas: Não entre numa caixa e se envie para um diretor. Não anuncie numa revista importante uma foto sua dizendo que escreve em troca de comida. Não se pendure no sinal de hollywood.
Some marketing hits and misses (Outras dicas)
Aqui ele conta algumas histórias de venda de roteiro, mas em resumo, sua apresentação tem que ser foda! Tem que ser boa, chamar a atenção de alguma forma, com piadas por exemplo. Se você vai entregar o roteiro tem que ser bonito, a bíblia tem q ser bonita, para dar vontade de ler.
It is what it is (A vida é o que é)
Vai na fé que vai dar tudo certo!
Ler o resumo do próximo capítulo: http://adrianoo.com/save-the-cat-glossary-resumo/