Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Anatomy of Story” do “John Truby”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Anatomy of Story – John Truby – Resumo
Contamos, ouvimos e lemos histórias todos os dias.
As visões de Aristóteles sobre histórias são estreitas e limitadas a alguns plots e gêneros.
A estrutura de 3 atos tmb é simplista e muitas vezes não funciona.
Muitos roteiristas tem uma visão mecânica sobre histórias e escrevem de forma mecânica tmb, pegando algum filme q assistiu recentemente e mudando o gênero ou algum elemento, resultando num filme genérico e sem originalidade.
Esse livro vai mostrar que:
- Boas histórias são orgânicas
- Storytelling tem técnicas
- Processo de escrita eh orgânico
The Teller and the Listener (O Comunicador e o Ouvinte)
História: Um comunicador fala para um ouvinte o que alguém fez para conseguir o que ele queria e pq.
O storyteller joga com a audiência, ele tem que fazer o ouvinte não apenas saber o que aconteceu, mas sim ter a experiência de viver aquela vida da história que está sendo contada, levando a pessoa a entender que forças, escolhas e emoções levaram o personagem a fazer o q ele fez.
O storyteller faz uma espécie de quebra-cabeça e o ouvinte tem q adivinhar!
The Story (A História)
Histórias são uma forma de comunicação que expressam o código dramático.
Código dramático: Descrição artística de como uma pessoa pode crescer e evoluir.
Esse código de crescimento eh o que as pessoas tiram das histórias.
Mudança vem do desejo. História eh sobre o que a pessoa quer, o q ela faz pra conseguir isso e que custos ela tem q pagar durante o caminho.
Ação e aprendizado. O personagem faz algo e aprende algo. Então toma decisão e muda seu caminho.
Se foca mais na ação eh mito ou filme de ação. Se foca mais no aprendizado eh história de detetive ou multiperspective drama.
Quando o personagem vai em busca do seu desejo e eh impedido, ele eh forçado a lutar, e a luta faz ele mudar.
O objetivo final eh apresentar uma mudança, ou ilustrar pq ela não ocorreu.
Mudança tem um impacto: Personagem se livra de hábitos e fraquezas e fantasmas do passado se transformando numa melhor versão de si mesmo. E quem assiste acha q pode fazer o mesmo, por isso as pessoas amam isso.
Histórias não mostram o mundo real, mostram o mundo da história. Eh uma versão condensada e aumentada da realidade.
The Story Body (O Corpo da História)
Histórias são formadas por subsistemas que se conectam e alimentam uns aos outros.
- Argumento moral eh o cérebro
- Personagem eh o coração e o sistema de circulação
- Revelações são o sistema nervoso
- Estrutura eh o esqueleto
- Cenas são a pele
Cada elemento da história deve ser definido em relação aos demais elementos.
The Story Movement (Os Movimentos de uma História)
Os movimentos são baseados na natureza:
Linear Story (História Linear)
Um personagem do início ao fim. Ex: Maioria dos filmes de Hollywood.
Meandering Story (História que Permeia Muitos Caminhos)
Não é uma linha reta, é como um rio que faz curvas passando por mais lugares até chegar no seu destino. O personagem tem um desejo, mas não eh intenso. Cobre muito território, tem encontro com personagens de diferentes níveis da sociedade. Ex: Odisseia, Dom Quixote.
Spiral Story (História Espiral)
O personagem fica voltando para um evento ou memória e explora isso progressivamente em levels mais profundos. Ex: Thriller como Vertigo, Blow-up, The conversation, Memento
Branching Story (História Ramificada)
Alguns pontos centrais vão gerando novos ramos. Cada ramo geralmente apresenta uma sociedade completa em detalhe ou um estágio detalhado e específico da mesma sociedade.
Ex: Social Fantasies como: Gulliver’s Travels, It’s a Wonderful life. Histórias de múltiplos heróis como Nashville, American Graffiti e Traffic.
Explosive Story (História Rxplodida)
Múltiplos caminhos seguindo simultaneamente. Com crosscut vc dá a aparência que está contando histórias simultâneas. Ex: Pulp Fiction
Writing your Story (Escrevendo sua História)
Ao invés de ter uma história externa, mecânica, gradativa e genérica, temos que ter uma história interna, orgânica, interconectada e original.
Premissa
Em uma frase, deve condensar toda a essência da história.
Sete passos chave para estrutura da história
Definir os 7 passos chave vão dar uma história sólida e de fundamento estável.
Personagem
Definir cada personagem, conectando e comparando com outros personagem, deixando eles fortes e bem definidos. Definir qual função cada personagem tem para ajudar o herói a se desenvolver.
Tema (Argumento moral)
Sua visão de como as pessoas deveriam agir no mundo. O tema deve ser expressado pela estrutura da história para surpreender e mexer com a audiência.
Universo da história
Baseado no herói, crie o universo ao redor dele. O universo ajuda a definir o herói e mostrar uma expressão física do crescimento do herói.
Símbolos
Símbolos são algo com significado bem condensado, que destacam e comunicam aspectos dos personagens, do universo da história e do plot.
Plot
A partir dos personagens, a história toma forma. Os eventos devem ser conectados abaixo da superfície e construídos para um surpreendente mas lógico final.
Tecido das cenas
Lista de todas a cenas da história com plotlines e temas interligados.
Construção de cena e diálogo sinfônico.
Construir cenas que contribuam com o desenvolvimento do herói e diálogos de qualidade que usam diversos instrumentos e atingem vários níveis.
Leia o resumo do próximo capítulo: http://adrianoo.com/the-anatomy-of-story-chapter-2-premise-premissa-resumo/
Muito bom. Obrigada.