Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Anatomy of Story” do “John Truby”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Anatomy of Story – John Truby – Resumo
Grandes histórias vivem para sempre!
A ideia é que a pessoa depois de assistir queira assistir de novo e quando ela ver de novo vai ver coisas que não viu da primeira vez, e talvez possa ver várias vezes e sempre vai interpretar algo diferente.
A forma mais fácil de fazer isso é apresente o Novo Equilíbrio, e depois dar uma revelação. Como é em “O Sexto Sentido”.
Mas isso faz a pessoa assistir apenas mais uma vez sua história.
Agora se você tiver personagens, plot, tema, símbolos, cenas e diálogos complexos, você não limita quantas vezes dá pra recontar a história. A audiência vai ter que repensar tanta coisa que as possibilidades são infinitas e a história nunca morre.
Técnicas:
- O herói falha, mas no final da história ele ganha um novo desejo.
- Dê uma surpreendente mudança para um oponente ou personagem menor, o que vai fazer a audiência assistir de novo focando nesse outro personagem.
- Coloque muitos detalhes no background das cenas.
- Adicione mais textura nos personagens, argumento moral, símbolos, plot e universo.
- Crie um relacionamento entre o storyteller e outros personagens.
- Deixe o argumento moral ambíguo ou não mostre o que o herói decide quando tem q tomar a decisão moral.
E para finalizar o livro, John Truby diz que vai terminar com uma revelação: Você é a história que nunca acaba!
Você precisa enfrentar os seus 7 passos e fazer isso cada vez que escreve uma nova história. E ele sugere que você leia novamente o livro, pois você já não é mais a mesma pessoa do que quando leu pela primeira vez.