Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Anatomy of Story” do “John Truby”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Anatomy of Story – John Truby – Resumo
Jurassic Park é uma ideia incrível… O que aconteceria se colocassem juntas as duas maiores evoluções, humanos e dinossauros, e forçassem eles a lutarem até a morte.
E uma forma de começar a escrever essa ou qualquer outra história é pela premissa.
What is the Premise? (O que é a Premissa?)
É sua história em uma frase.
Poderoso chefão: O filho mais novo da família da máfia se vinga do homem que matou seu pai e se torna o novo padrinho.
Star Wars: Quando uma princesa está em um perigo mortal, um jovem usa suas habilidades como um lutador para salvá-la e derrotar as forças do mal do império galático.
Hollywood procura filmes “high-concept”, ou seja, que podem ser explicados em uma frase pegajosa que captura a audiência e faz ela querer ir ao cinema.
É sua prisão, você vai trabalhar só em cima daquilo.
A premissa é a base de toda a história, se ela não for boa, nada vai ser. Mas ao mesmo tempo a história é muito maior do que só a premissa, você vai ter que escrever muita cena ainda!
Developing Your Premise (Desenvolvendo sua Premissa)
Step 1: Escreva algo que pode mudar sua vida
Você tem que escrever algo que é importante pra vc! Caso contrário vc vai escrever algo genérico!
Escreva uma lista de desejos: Tudo que você gostaria de falar sobre, gêneros de filme que você gosta, viradas, diálogos, personagens que você já pensou!
Escreva uma lista de premissas (uma frase cada) de ideias de histórias que você tem.
Analise as duas listas e encontre coisas que se repetem. Isso é sua visão. Escolhendo algo dali você vai ser mais pessoal e original.
Step 2: Encontre o que é possível
Olhe para suas premissas e pense sobre elas. Como seriam as histórias? Para onde iria? Não julgue as ideias! Pense “E se…”, tente explorar ao máximo as ideias, aumentar as situações ou personagens, aumentar os conflitos.
Don Corleone não era só uma cara da máfia, ele tinha muito poder. Em Big, quando ele ficou grande, ele não foi para um escritório, ele foi para uma loja de brinquedos. Em Tootsie não era só o homem vestido de mulher, ele mostrou o comportamento dos homens e o que as mulheres sofrem.
Step 3: Identifique os desafios e problemas da história
Você precisa identificar os problemas e desafios da história já na premissa.
Em Star Wars como fazer uma história que se passa no futuro ser reconhecida nos dias de hoje? Em Forrest Gump, como fazer ele ser engraçado e ter um sentimento genuíno? Em Jaws, como tornar a briga justa.
Resolver esses problemas é o segredo.
Step 4: Encontre o designing principle
É a lógica interna da história, é o que faz ela ser original e ser maior do que a soma das partes.
A premissa é concreta, é o que realmente acontece. O Designing Principle é abstrato.
O Designing Principle de O Poderoso Chefão é “Usar a estratégia clássica de conto de fadas para mostrar como o mais novo de três irmãos se torna o novo rei”.
A premissa de Tootsie é “Quando um ator não consegue trabalho, ele se veste de mulher para conseguir um papel em uma série, então se apaixona por uma das mulheres do cast”, já o Designing Principle é “Forcar um homem machista a viver como uma mulher”.
Descubra isso em sua história e se mantenha fiel a isso.
Step 5: Defina o seu melhor personagem
O protagonista tem que ser um personagem fascinante, desafiador e complexo. Você tem que amar ele, amar o que ele faz, o jeito que ele pensa e você tem que se importar com os desafios que ele vai passar!
Step 6: Comece a definir o conflito central
Pergunte-se “Quem luta com quem e pq?”. A resposta a isso é o conflito central. Mantenha essa resposta perto de você durante todo o projeto.
Step 7: Comece a definir o caminho de causa e efeito
A tem que ligar a B, que tem que ligar a C, até chegar no Z.
E tem que ter apenas um caminho de causa e efeito. Não pode ter dois. Deve ter um caminho percorrido que vai ligar todo o resto.
Para personagens com múltiplos protagonistas e histórias. Todas elas devem ter um espinha dorsal as conectando.
Step 8: Defina a possível mudança do seu herói
A mudança é o que realmente o importa, é o que dá à audiência a mais profunda satisfação.
W x A = C
Fraquezas (morais e psicológicas) x Ação básica (Lutas para conseguir o que quer) = Mudança.
Um personagem com fraquezas, forçado a lutar por algo, é forjado como um novo herói mudado.
A melhor ação (luta) é a que mais força o personagem a lidar com suas fraquezas levando à mudança. Você precisa identificar a ação básica e encontrar os opostos dela, para encontrar as fraquezas do personagem e quem ele vai se tornar.
Em Star Wars: W: ingênuo, sem confiança. A: Usa suas habilidade como lutador. C: Confiante, em um lugar para poucos, um lutador do bem.
Step 9: Descubra qual a escolha moral que ele vai ter que fazer
O tema é o seu ponto de vista, expressado através da estrutura da história, chamada também de argumento moral. E o herói em algum momento, geralmente no clímax, ele tem que escolher entre duas coisas: Amor ou honra por exemplo. O trabalho ou o amor em Tootsie. E tem que ser duas escolhas boas e plausíveis.
Step 10: Meça o interesse da audiência
Essa story line é única o bastante para interessar muitas pessoas além de mim?
Você começa escrevendo para você, algo q vc se importa, mas não pode escrever só pra vc!
Creating your premisse – Writing exercise 1 (Criando sua premissa – Exercício de escrita 1)
Aqui o autor mostra um exercício seguindo os passos mostrados nesse capítulo e faz uma análise do filme Tootsie.
Leia o resumo do próximo capítulo: http://adrianoo.com/the-anatomy-of-story-chapter-3-the-seven-key-steps-of-story-structure-os-sete-passos-chave-para-a-estrutura-da-historia-resumo/