Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Anatomy of Story” do “John Truby”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Anatomy of Story – John Truby – Resumo
Os 7 passos são orgânicos, eles são a base da ação humana, são como nós resolvemos problemas
1. Weakness and Need (Fraqueza e Necessidade)
As fraquezas estão segurando o herói, arruinando sua vida. E a necessidade é o que ele precisa pra colocar a vida em ordem, e isso acontece superando as fraquezas e mudando. Crescendo.
Uma força muito aumentada pode se tornar uma fraqueza.
Em Tootsie, Michael é arrogante e mentiroso, e a necessidade dele é superar a arrogância e parar de mentir para as mulheres.
Mas o herói não pode saber da sua necessidade no início, só na autorrevelação, perto do fim da história.
Em boas histórias, além de uma necessidade psicológica (que só afeta ele mesmo), o herói tem uma necessidade moral (que afeta outras pessoas). Ou seja no início da história ele está fazendo algo que afeta outras pessoas e no final precisa mudar isso. Isso mexe mais com a audiência.
A necessidade moral geralmente vem da necessidade psicológica
E isso previne de o herói ser perfeito ou de ser uma vítima. Em nenhum dos casos isso é bom.
E as boas histórias geralmente começam com um problema, com o herói passando por uma crise. A crise tem que realçar a fraqueza. E esse problema/crise tem que ser simples e específico.
Em Tootsie, Michael é um ótimo ator, mas está sem trabalho.
2. Desire (Desejo)
É o que o herói quer nessa história. É algo externo a ele. É para onde ele vai, tomando ações para alcançar o objetivo.
A necessidade está abaixo da superfície, o que o público vê é o desejo. Desejo é o que ele quer na história, necessidade é o que ele quer na vida.
Geralmente quando realiza seu desejo, consegue sua necessidade.
3. Opponent (Oponente)
Achar que o oponente parece do mal, é errado. É preciso ver o oponente estruturalmente, em termos de função na história.
O oponente não quer apenas evitar que o herói atinja seu objetivo. Ele vai competir com o herói pelo mesmo objetivo! Só assim se encontra o mais profundo level de conflito.
4. Plan (Plano)
Ação não é possível sem um plano. E o plano é ligado ao desejo e ao oponente. O plano deve ser focado em derrotar o oponente e alcanças o objetivo.
5. Battle (Batalha)
O herói e o oponente vão se confrontar durante o meio da história, e o conflito vai aumentando até que chega na batalha, que é o conflito final que determina quem atinge seu objetivo.
A batalha geralmente é um conflito de violência ou de palavras.
6. Self-revelation (Autorrevelação)
A batalha gera no herói a maior revelação sobre quem ele realmente é. A qualidade da história como um todo está ligada na qualidade dessa revelação.
O herói tira a máscara que ele vivia atrás e se vê honestamente pela primeira vez. Mas essa tirada de máscara não pode ser passiva ou fácil. É a ação mais ativa, mais difícil mais corajosa do herói em toda a história. E isso deve ser mostrado com ações e não palavras.
O herói percebe que estava errado, que machucava outras pessoas e que precisa mudar, então prova que mudou fazendo sua ação moral. É aqui que ele cresce como ser humano. É o que ele aprende e que permite ele ter uma vida melhor no futuro.
7. New Equilibrium (Novo Equilíbrio)
Tudo retorna ao normal e o desejo se vai, mas o herói teve uma mudança boa (ou ruim) na sua vida que foi resultado do q ele passouy e da autorrevelação.
How to use the Seven Steps – Writing Exercise 2 (Como usar os sete passos – Exercício de Escrita 2)
Story Events (Eventos da história): Escreva alguns dos eventos da história em uma frase cada. Eventos basicamente são ações tomadas pelo herói ou pelo oponente. Escreve de 10 a 15 eventos.
Order of Events (Ordem dos eventos): Coloque em ordem cronológica. Não é versão final, é só pra dar uma ideia.
Seven Steps (Sete passos): Vendo os eventos, identifique os sete passos estruturais. Comece encontrando a autorrevelação e depois vá voltando.
Psychological and Moral Self-Revelation (Autorrevelação psicológica e moral): Dê ao heróis as duas autorrevelações. Seja específico sobre o que o herói aprende.
Psychological and Moral Weekness and Need (Fraqueza e necessidade psicológica e moral): Dê isso ao seu herói.
Problem (Problema): Encontre o problema ou crise que o herói está passando no início da história e que seja algo que realce as fraquezas;
Desire (Desejo): Seja específico.
Opponent (Oponente): Crie alguém q tenha o mesmo objetivo do herói e que seja bom em atacar sua fraqueza.
Plan (Plano): Como vai alcançar o objetivo. São várias etapas. E o plano tem q se adaptar conforme vai dando errado.
Battle (Batalha): Crie a batalha e o novo equilíbrio.
The Godfather (O poderoso chefão)
O autor faz uma análise de todos esses passos no filme o poderoso chefão.
Leia o resumo do próximo capítulo: http://adrianoo.com/the-anatomy-of-story-chapter-4-character-personagem-resumo/