Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Anatomy of Story” do “John Truby”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Anatomy of Story – John Truby – Resumo
História com temas poderosos, expressados corretamente, são mais memoráveis e populares. É mais fácil passar uma mensagem por uma história do que com um sermão chato.
Tema é a visão moral do autor de como se comportar no mundo.
O tema é o cérebro da história, deve liderar o processo de escrita, mas sem se tornar dominante a ponto de virar uma tese de filosofia.
Você não deve criar personagens que soam como você ou suas ideias! A ideia deve ser mostrada na estrutura da história e em como o herói age em cada situação.
Finding the Theme Line in tThe Designing Principle (Encontrando a Theme Line)
Você precisa condensar seu tema em uma linha! Escreva essa theme line baseado no designing principle da sua história.
Técnicas para escrever sua theme line:
Traveling (Viajando)
Metáfora de uma viagem ou jornada. Subir o rio para resgatar alguém também é uma viagem para uma confusão moral e perigosa.
Single Grand Symbol (Um Grande Símbolo)
Um símbolo pode ser usado para descrever o tema. Vai ter um capítulo falando sobre símbolos!
Connecting Two Grand Symbols in a One-Line Process (Conectando Dois Grandes Símbolos)
Você pode usar dois símbolos, cada um representando um polo de uma sequência moral.
Exemplos de Theme Lines:
Quando você encontra seu verdadeiro amor você deve se comprometer com aquela pessoa com todo seu coração.
Quando você recebe grande talento e poder, você deve se tornar um líder e sacrificar-se pelo bem dos outros.
Você deve enfrentar a verdade e perdoar.
Sacrificar-se pela família é mais importante que sucesso pessoal.
Splitting the Theme into Oppositions (Dividindo o Tema Entre as Oposições)
Agora você precisa expressar a theme line dramaticamente.
Usar apenas a visão do herói e do oponente é pouco. Só com uma rede moral de oposições pode dar a audiência o senso de complexidade moral que existe na vida real. Pode usar o four-corner opposition
Há três técnicas para isso. Essas técnicas garantem que o tema não seja imposto e sim expressado através dos personagens.
The Hero’s Moral Decision (A Decisão Moral do Herói)
Os endpoints morais são: A necessidade moral no início, a autorrevelação moral, seguida pela decisão moral.
O herói precisa de uma falha, e o desespero para vencer o oponente vai trazer o pior de dentro dele. Ele precisa ficar pior para ficar melhor. E no final tem que escolher entre duas formas de viver.
Characters as Variantions on a Theme (Personagens como Variações do Tema)
Faça cada personagem (os principais) uma variação do tema. Eles lidam com o mesmo problema moral, mas de maneira diferente. Compare os personagens com o herói.
Cada um dos personagens principais, em algum momento, deveria justificar em diálogo seu ponto de vista.
Em Tootsie, cada personagem é uma variação de como os homens tratam as mulheres ou de como as mulheres permitem serem tratadas por homens.
The Characters’ Values in Conflict (Os Valores dos Personagens em Conflito)
Compare os valores e faça que se conflitem.
Theme Through Structure (Tema Através da Estrutura)
No início o tema é apresentado de forma leve, mas conforme o conflito entre o herói e oponente cresce, a força do tema na história se espande.
Revelação temática não é limitada ao herói, ela mostra à audiência como as pessoas em geral deveriam se comportar na vida.
Moral Argument Technique: Balance Moral Argument With Plot (Técnica: Equilibre o Argumento Moral com o Plot)
Deve haver um balanço entre o argumento moral e o plot. Caso contrário ou fica chato ou a história não tem mensagem.
Variants of Moral Argument (Variações do Argumento Moral)
Good Versus Bad (Bom Versus Mau)
Comum em mitos, histórias de ação e melodramas.
- O herói tem uma fraqueza psicológica mas é essencialmente bom
- O oponente é moralmente falho e pode ser mal.
- Na competição pelo objetivo o herói não comete atos imorais, o oponente sim.
- O herói ganha pq ele é do bem.
Ex: The Matrix, Crcodile Dundee, Dances with Wolves, Star Wars, Forest Gump, The Terminator, Last od the Mohicans, The Wizard of Oz.
Tragedy (Tragédia)
O herói tem uma falha, e autorrevelação vem tarde demais. Precisa te um sendo de poderia-ter-sido para ganhar simpatia, e ele tem que ser responsável pelas ações para não se tornar uma vítima.
O autor dá exemplos e até analisa algumas histórias do tipo.
Pathos (Sofrimento)
O cara luta, luta e luta, mas não tem autorrevelação. A audiência fica com um senso de injustiça.
Ex: Dom Quixote.
Satire and Irony (Sátira e Ironia)
Sátira é a comédia das crenças, especialmente aquelas em que uma sociedade inteira é baseada. Ironia é uma forma de história lógica onde o personagem consegue o oposto do que ele quer.
O argumento moral em sátiras ou ironias mostra o contraste entre o personagem fazendo algo moral (baseado nas crenças da sociedade) e o efeito dessas ações que são imorais.
No final, o sistema e seus valores não sofrem mudanças.
Ex: Orgulho e preconceito.
Black Comedy (Black Comedy)
Comédia da lógica, ou falta de lógica, de um sistema. A história mostra que o sistema é inatamente destrutivo. O herói não tem autorrevelação, mas a audiência tem.
Ex: Goodfellas, Brazil.
Combining Moral Arguments (Combinando argumentos Morais)
É possível misturar as variantes de argumentos morais mostradas acima, mas é muito difícil.
The Unique Moral Vision (Uma Visão Moral Única)
Crie sua própria visão moral.
Em Star Wars tem a Força, tem o “Que a força esteja com você”.
The Godfather tem um sistema moral também um pouco baseado em O Príncipe de Maquiavel: “Eu vou fazer uma oferta que ele não pode recusar”, “It’s not personal, it’s business”, “Mantenha seu amigos perto e seus inimigos mais perto ainda.”
Se você conseguir fazer um sistema moral para a sua história pode ser atrativo!
Moral Argument in Dialogue (Argumento Moral em Diálogos)
O aliado pode critica o herói por uma ação imoral que ele tomou em busca do objetivo. O herói então se justifica.
Isso tmb pode acontecer quando o herói discute com o oponente, geralmente na batalha final. Ex: The Hustler, It’s a Wonderful Life.
O oponente tmb pode em alguma cena justificar suas ações. Isso é mais interessante do que só um oponente do mal que faz o mal e pronto. Ex: The Verdict, A Few Good Men, Shadow of Doubt.
O oponente tem que estar certo em algumas coisas, mas precisa ter uma falha fatal em sua lógica.
Outlining the Moral Argument – Writing Exercise 4 (Escrevendo o Argumento Moral – Exercício de Escrita 4)
Autor propõe um exercício usando o que foi mostrado no capítulo. E tmb analisa o filme Casablanca.
Leia o resumo do próximo capítulo: http://adrianoo.com/the-anatomy-of-story-chapter-6-story-world-universo-da-historia-resumo/