Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Screenwriter’s Problem Solver” do “Syd Field”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Screenwriter’s Problem Solver – Syd Field – Resumo
A maioria dos roteiristas não sabem qual é o problema no seu roteiro. Sabem que tem um problema, mas não qual. Não sabem defini-lo ou descrevê-lo.
A arte de resolver problemas é a arte de reconhecer os problemas. Vc não pode consertar se não sabe qual é o erro.
Às vezes no início vc já sente algo errado, e se você ignorar, isso vai crescer e se tornar um problema maior.
Se uma cena está leve ou vaga (soft and fuzzy):
Primeiro defina o problema.
Repense no seu material. Analise as intenções. Qual é o propósito da cena? Qual é a necessidade dramática?
O que seu personagem quer na história? Geralmente ele quer algo fácil de explicar (Recuperar a filha sequestrada, fugir para o México, ganhar um campeonato).
Use o que o personagem quer na história, dentro de cada cena. Você ganha subtexto e textura, adiciona dimensão na cena.
Pense o que a cena precisa e quais as forças emocionais trabalhando na cena. Qual é a dinâmica da cena?
A cena serve para duas coisas:
- Mover a história adiante
- Revelar informação sobre o personagem principal.
É comum encontrar muitas cenas que não fazem nenhuma dessas duas coisas.
Um roteiro é uma história contada em imagens, em diálogos e descrição, colocada num contexto de estrutura dramática.
Contexto é o espaço que mantém algo no lugar. É o espaço dentro do copo que armazena qualquer tipo de bebida. O contexto não muda, muda o conteúdo.
Pra deixar uma cena mais afiada e com mais tensão, gere mais conflito.
Ao invés do João chegar na casa do Carlos e falar com ele. João pode chegar e Carlos não está, então João tem que esperar por horas (isso dá um back story pra cena).
Ou João chega e Carlos não tá, mas a mãe de Carlos deixa João entrar. Quando Carlos chega, João está lá dentro. Carlos vai ficar puto.
Escreva sobre sua história e personagens, definindo detalhes e relacionamentos. Crie o universo que não vai aparecer na história.
Escrever é sobre fazer perguntas e esperar as respostas.
Como exercício, escreva a cena do ponto de vista do outro personagem. Como ele reagiria, o que não quer revelar, o que quer que aconteça. Isso ajudar a clarear e afiar o ponto de vista do outro personagem e melhora o conflito.
Finalizando…
“O que você tenta que não funciona, sempre te mostrar o que funciona”.
Encare o problema como uma oportunidade para expandir suas habilidades como roteirista.
Próximo capítulo: http://adrianoo.com/the-screenwriters-problem-solver-chapter-2-so-whats-the-problem-entao-qual-e-o-problema-resumo/