Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Screenwriter’s Problem Solver” do “Syd Field”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Screenwriter’s Problem Solver – Syd Field – Resumo
Segue o Problem Sheet:
- Protagonista é passivo, reativo.
- Protagonista é muito interno, desaparece nas páginas.
- Personagens soam iguais.
- Conflitos são fracos.
- Personagens explicam demais.
- Diálogo é chato e desinteressante.
- Personagens menores se sobressaem.
- Conflito é expressado por diálogo e não ação.
- Não tem subtexto.
- História é previsível e forçada/maquinada.
O protagonista deve causar coisas, não apenas reagir a acontecimentos ou personagens. Deve ser o catalisador das ações. A faísca que faz algo acontecer.
Em um filme ele pode ser reagindo pois está fugindo da polícia, mas deve estar agindo tentando provar sua inocência, ou tendo algum plano para parar o inimigo dele.
Ex: Hannibal Lector mesmo preso, está longe de ser passivo.
E lembre-se: Para cada ação deve ter uma reação oposta de igual valor.
O que o personagem faz, é o que ele é!
Muitas vezes o escritor que ser esperto. Quer mostrar sua esperteza no diálogo. E acaba fazendo algo indireto e vago. Cuidado. Às vezes você precisa ser direto mesmo…
Saiba sempre a necessidade dramática, o circle of being e o ponto de vista em todas as cenas. Sempre tenha subtexto.
Não faça as coisas fáceis para seu personagem. Adicione conflito. Veja as forças internas e externas que trabalham no personagem.
Se for interno, pense na metáfora visual e deixe-nos ver isso.
Se ele precisa limpar a cabeça, coloque ele limpando toda sua casa, isso vai mostrar que a vida dele entrou nos trilhos.
Próximo capítulo: http://adrianoo.com/the-screenwriters-problem-solver-chapter-16-the-flash-point-flashbacks-resumo/