Observação: Fiz um resumo em português do livro “The Screenwriter’s Problem Solver” do “Syd Field”. Este é apenas um capítulo, veja o resumo dos outros capítulos em: The Screenwriter’s Problem Solver – Syd Field – Resumo
Onde exatamente está o problema? Ato 1, Ato 2 ou Ato 3?
Roteiro é estrutura!
- Ato 1 faz o setup da história.
- Nas primeiras 10 páginas, diz quem é o personagem principal, a premissa dramática (sobre o que a história é), e a situação dramática (circunstâncias ao redor da ação).
- Tem o incidente incitante, também chamado de dramatic hook.
- Nas outras 10 páginas foca no personagem principal.
- E vem o plot point 1, quando o protagonista começa ir atrás do seu objetivo.
- Ato 2 o personagem principal confronta obstáculos para alcançar sua necessidade dramática (aquilo que ele quer na história). Drama é conflito!
- Tem um Pinch que mantém a história na linha e leva ao ponto médio.
- No meio do Ato 2 tem o ponto médio.
- Tem um Pinch que mantém a história na linha e leva ao plot point 2.
- Plot point 2, segunda virada.
- Ato 3 é a solução de tudo.
- Tem o clímax.
- Tudo se resolve (pro bem ou pro mal)
Possíveis problemas:
- Fez o setup e estabeleceu a necessidade dramática do personagem?
- Plot point no final do Ato 1 faz parte da história ou é só um evento conveniente?
- Relação entre os personagens é simples, forte e convincente?
- A história progride, física e emocionalmente? Qual o arco do personagem e da sequência de eventos?
Finalizando
Antes de resolver um problema, localize ele no paradigma!
Próximo capítulo: http://adrianoo.com/the-screenwriters-problem-solver-chapter-4-approaching-the-problem-abordando-o-problema-resumo/